SóProvas


ID
3932845
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Jahu - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os Bonecos Gigantes de Olinda

Os Bonecos Gigantes surgem na Europa, provavelmente na Idade Média, sob a influência dos mitos pagãos escondidos pelos temores da inquisição. Chegam a Pernambuco através da pequena cidade de Belém do São Francisco, no sertão do estado.

Em 2008, o empresário e produtor cultural Leandro Castro criou uma nova geração dos Bonecos Gigantes. Uma equipe montada com diversos artistas, como Antônio Bernardo, Aluísio de Nazaré da Mata e a estilista Sineide Castro, responsável pelos figurinos dos bonecos, _____________ grandes ícones da história e cultura brasileira e personalidades mundiais como: Maurício de Nassau, D. Pedro I, Lampião, Michael Jackson, Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Dominguinhos, Chacrinha, Alceu Valença, Chico Science, Elba Ramalho, Pelé, Jô Soares, Neymar, Os Beatles, Rita Lee, Roberto Carlos, David Bowie, Elvis Presley, entre outros.

A nova geração dos bonecos _____ impressionado bastante a todos pelo grande realismo das expressões faciais e pelos figurinos, o que originou o título de museu de cera popular itinerante. Este maior realismo foi obtido na inovação dos materiais utilizados, a matriz moldada em argila para posterior aplicação de fibra de vidro, material este mais leve e duradouro. As mãos dos bonecos _________________ em isopor para não machucar nenhum folião durante as apresentações. Os Bonecos de Olinda possuem uma altura média de 3,90m.

Em 2009, foi realizada, na segunda-feira de carnaval, a primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes, no Sítio Histórico de Olinda, com 30 bonecos. Em 2016, o evento contou com mais de 80 bonecos revivendo grandes personalidades da cultura e história pernambucana, brasileira e mundial.

Atualmente os bonecos permanecem em exposição o ano inteiro na Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda.

http://www.bonecosgigantesdeolinda.com.br/historia.php - adaptado

Em relação a algumas palavras do texto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) No trecho “impressionado bastante a todos pelo grande realismo” (terceiro parágrafo), o verbo “impressionar” é transitivo indireto, sendo assim, deveria haver crase em “à todos”.

(---) O plural do substantivo “segunda-feira” (quarto parágrafo) é “segundas-feiras”.

(---) No trecho “Em 2009, foi realizada, na segunda-feira de carnaval, a primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes” (quarto parágrafo), deveria haver crase em “à primeira”, pois é uma locução adverbial constituída de substantivo feminino.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    O PRIMEIRO ITEM JÁ FAZ COM QUE ACERTEMOS A QUESTÃO:

    ➥ (E) No trecho “impressionado bastante a todos pelo grande realismo” (terceiro parágrafo), o verbo “impressionar” é transitivo indireto, sendo assim, deveria haver crase em “à todos” → INCORRETO. Não há crase antes do pronome indefinido TODOS. O correto é somente o uso da preposição "a" que vem regida pelo verbo= a todos.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • É vc mata o primeiro e já faz o gol, mas vamos aos outros..

    (❌ ) No trecho “impressionado bastante a todos pelo grande realismo” (terceiro parágrafo), o verbo “impressionar” é transitivo indireto, sendo assim, deveria haver crase em “à todos”.

    Quando o "a" está sozinho e a palavra posterior é plural = Não há crase.

    Ex: A crise causou temor "a" empresários

    ___________________________________________________________________

    () O plural do substantivo “segunda-feira” (quarto parágrafo) é “segundas-feiras”.

    Correto: Não vou descrever todos os casos de plural de substantivos compostos , mas só alguns..

    os dois vão para o plural>

    Substantivo + sub = couves -flores

    Substantivo + adjetivo = Amores perfeitos

    Numeral + substantivo = Segundas -feiras

    ___________________________________________________________________________

    () No trecho “Em 2009, foi realizada, na segunda-feira de carnaval, a primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes” (quarto parágrafo), deveria haver crase em “à primeira”, pois é uma locução adverbial constituída de substantivo feminino.

    a primeira Apoteose dos Bonecos

    Incorreta a construção com crase , pois não há crase diante de numeral.

  • Grosso modo, existem duas temáticas na presente questão: crase e morfologia (plural de substantivo composto).

    Discorrendo em linhas lacônicas, Celso Pedro Luft, no introito de Decifrando a Crase, ensina que se usa o acento grave no "a" em duas circunstâncias apenas:

    1ª) para sinalizar a crase, isto é, para indicar que o "a" vale por dois: à = a + a;

    2ª) para sinalizar preposição "a" em expressões de circunstância com substantivo feminino singular, indicando que não se deve confundir com o artigo "a" (p.ex. escrever à mão, cortar à faca, etc.)

    Quanto ao plural de substantivos compostos, ele não obedece a uma regra exclusiva, de modo que há vacilações e dúvidas frequentes. Evanildo Bechara, em Moderna Gramática Portuguesa, p.136, afirma ser imperiosa uma sistematização que minore dúvidas, ainda resistentes. O gramático elenca alguns critérios, mas para o caso em apreço convém somente um:

    1) Ambos os elementos variam nos compostos de dois substantivos, de um substantivo e um adjetivo ou de um adjetivo e um substantivo. Exs.:

    Amor-perfeito (amores-perfeitos)

    Cabra-cega (cabras-cegas)

    Gentil-homem (gentis-homens)

    Guarda-civil (guardas-civis)

    Guarda-mor (guarda-mores)

    Lugar-comum (lugares-comuns)

    Salário-mínimo (salários-mínimos)

    Segunda-feira (segundas-feiras)

    (E) No trecho “impressionado bastante a todos pelo grande realismo” (terceiro parágrafo), o verbo “impressionar” é transitivo indireto, sendo assim, deveria haver crase em “à todos”.

    Errado. Não pode haver marcação do fenômeno crásico, visto que diante de pronomes indefinidos (excetuando o pronome "outra") é proibido o uso do acento grave. A frase eduzida do texto está correta e dispensa ajustes;

    (C) O plural do substantivo “segunda-feira” (quarto parágrafo) é “segundas-feiras”.

    Correto. O substantivo composto "segunda-feira" é constituído de duas palavras: um adjetivo (e não numeral) e um substantivo, ambos pertencentes a classes gramaticais variáveis. Logo, os dois elementos flexionam-se: "segundas-feiras";

    (E) No trecho “Em 2009, foi realizada, na segunda-feira de carnaval, a primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes” (quarto parágrafo), deveria haver crase em “à primeira”, pois é uma locução adverbial constituída de substantivo feminino.

    Errado. As lições basilares de gramática ensinam que o sujeito não pode aparecer preposicionado. Se se marcasse o fenômeno crásico, exatamente isso ocorreria. Veja a frase reorganizada e note como a estrutura "a primeira" faz parte do sujeito e por isso mesmo não pode haver marcação da crase:

    "A primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes foi realizada (...)"

    Por fim, frisa-se que a crase ocorre, sim, diante de numerais e confirma-se o fato em frases que constam indicações de horas. Exs.:

    I - À uma hora eu chegarei;

    II - O trem apitou às cinco em ponto.

    Letra B

  • Não cabe crase diante de pronomes indefinidos.

    Ex. de pronomes indefinidos: TODOS, TUDO, ALGO, NADA, NINGUÉM.

  • O comentário do Matheus Oliveira é grotesco!!! Por exemplo, na indicação de horas, que logicamente envolve numeral, ocorre crase!! Como você pode generalizar e dizer que ela não ocorre diante de numerais?? E mais: "segunda-feira", como disse o Shelking, é substantivo composto por adjetivo e substantivo. Não tem numeral aí.