SóProvas


ID
3935200
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Araçu - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Os veículos de comunicação no Brasil, sempre tiveram um papel relevante na criação da imagem dos candidatos à presidência, merece destaque dois presidenciáveis que lograram êxito em seus pleitos por terem suas imagens vinculadas a grandes heróis combatentes da corrupção, foram eles:

Alternativas
Comentários
  • questões sem comentarios de professor!!

    uma enorme porcentagem de erros

    e o aluno tem que se virar

  • Jânio Quadros elegeu-se com uma música que dizia q ele iria "varrer toda a corrupção";

    Collor foi eleito pós governo Sarney, que teve vários escândalos de corrupção:

    CPI da Corrupção;

    Escândalo do Ministério das Comunicações (grande número de concessões de rádios e TVs para políticos aliados ou não ao Sarney. A concessão é em troca de cargos, votos ou apoio ao presidente);

    Caso Chiarelli (Dossiê do Antônio Carlos Magalhães contra o senador Carlos Chiarelli ou "Dossiê Chiarelli");

    Caso Imbraim Abi-Ackel;

    Escândalo da Administração de Orestes Quécia;

    Escândalo do Contrabando das Pedras Preciosas.

    Collor usou isso para se promover durante sua campanha.

  • A questão aborda aspectos históricos da construção da imagem de indivíduos que se tornaram famosos em suas campanhas presidenciais por serem associados ao combate a corrupção pela imprensa em seus respectivos períodos históricos.

    A) Tancredo sequer chegou a ser empossado vindo a falecer antes devido a complicações de saúde.

    B) Nenhum dos dois chegou ao poder tendo participado de campanhas eleitorais onde poderiam ser associados ao combate a corrupção como afirma o texto.

    C) Juscelino Kubitschek e João Goulart disputaram eleições livres, sendo Jk para presidente em 1955 e Goulart para vice (como determinava a legislação eleitoral da época) na eleição seguinte em 1960. Nenhum dos dois foi associado ao combate a corrupção durante seus períodos de campanha sendo relacionados ao pensamento desenvolvimentista brasileiro.

    D) Jânio usou uma vassoura como símbolo da limpeza da corrupção que dizia existir no executivo federal e acabou renunciando ao cargo de presidente meses após a posse e Collor fez fama com a alcunha de "caçador de marajás", como foram apelidados os funcionários com super salários no estado de Alagoas onde foi governador antes de se eleger presidente e ser impedido de continuar no cargo após denúncias de corrupção contra ele e membros de seu governo. Alternativa correta. 

      
    Gabarito do professor: D.