A questão quer que marquemos a alternativa correta em relação à função administrativa CONTROLE.
A) INCORRETO.
O controle não corresponde a atrasos. Na verdade, só é possível verificar se os objetivos planejados estão sendo alcançados através do controle. O que mudou em relação à forma de se controlar é a possibilidade do controle pode ser realizado em três momentos distintos. Na burocracia (no qual a desconfiança impera) o controle era feito previamente e sobre processo. Modernamente, fala-se em controle de resultados, ou seja, a posteriori.
Controle prévio: é o tipo de controle proativo que visa evitar que os problemas aconteçam. é realizado sobre as entradas e insumos. são exemplos de controle prévio: plano de ação e descrição de cargos. são outras denominações para esse mesmo tipo de controle são: preliminar, a priori, proativo ou preventivo.
Controle simultâneo: controle realizado na execução do evento, ou seja, é um controle sobre o processo. são exemplos de controles em tempo real ou concomitante: as inspeções e as observações.
Controle posterior: é o controle de feedback ou retroação que ocorre sobre os resultados após o evento. esse processo nesse momento visa a identificação e a correção de erros e falhas após o seu acontecimento. exemplos: avaliações e pesquisas.
B) CORRETO.
Como é considerada a quarta etapa do processo administrativa, a função controle visa assegurar que tudo aquilo que foi estabelecido antes de fato se concretize. Mas como? Estabelecendo padrões, verificando, auferindo, monitorando e promovendo as devidas correção, caso essas sejam de fato necessárias.
PLANEJAMENTO ➡ ORGANIZAÇÃO ➡ DIREÇÃO ➡ CONTROLE
C) INCORRETO.
O controle tem importância desde a Abordagem Clássico. Fayol já havia definido controle como uma das funções do administrador ( C3PO) . O controle jamais perdeu forças como uma das funções administrativas essenciais.
D) INCORRETO.
O controle pode ser feito de maneiras diversas. Não é necessário controlar cada passo do processo. Pode-se, por exemplo, controlar o resultado.
Fonte: MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para Concursos”. 4ª ed. Juspodivm. 2019.
GABARITO: LETRA B