SóProvas


ID
3935935
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta os componentes de um diagnóstico estratégico em seu processo de análise externa e interna na organização e a da direita, o significado de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Pontos fortes
2 - Pontos fracos
3 - Oportunidades
4 - Ameaças

( ) São as variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las.

( ) São as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação a seu ambiente.

( ) São as variáreis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para a mesma.

( ) São variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a empresa em relação a seu ambiente.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre a análise organizacional interna e externa e solicitou a alternativa correta. Ela quer saber qual o aspecto correspondente a uma variável interna e desfavorável.

    De uma forma genérica, resumiremos o modelo SWOT (ou FOFA) como uma ferramenta que possibilita a realização do diagnóstico interno e externo da organização. Nessa análise, consideram-se os seguintes aspectos que a matriz visa identificar:

    Internamente (variáveis controláveis pela organização):

    • Forças: são variáveis que ajudam a organização e que ela pode e deve controlar. Em outras palavras, são variáveis positivas e internas. Exemplo: funcionários capacitados.
    • Fraquezas: são variáveis que prejudicam a organização, mas que se conhecidas podem ser controladas Portanto, são internas e negativas. Exemplo: uma infraestrutura precária.

    Externamente (variáveis não controláveis pela organização):

    • Ameaças: podem prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, faz-se necessário a organização conhecê-las para que ela possa planejar as melhores formas de enfrentá-las. Exemplo: aumento na alíquota de um imposto de importação de uma matéria-prima que impactará no preço final de um produto x. Veja que a organização não foi responsável por tal aspecto negativo.
    • Oportunidades: são variáveis externas que podem ajudar a organização, pois são consideradas aspectos positivos. Exemplo: o aumento do poder aquisitivo da população. Repare que isso também não é de responsabilidade da empresa, mas se bem aproveitada, ela se beneficiará dessa oportunidade.

    Em resumo:

    • StrengthsForças (controláveis, internas e positivas)
    • WeaknessesFraquezas (controláveis, internas e negativas)
    • OpportunitiesOportunidades (não controláveis, externas e positivas)
    • Threats: Ameaças (não controláveis, externas e negativas)

    Voltando ao que a questão pede, vamos associar as colunas:

    1. Pontos fortes
    2. Pontos fracos
    3. Oportunidades
    4. Ameaças

    (3) São as variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las.

    (1 ) São as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação a seu ambiente.

    (4) São as variáreis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para a mesma.

    (2) São variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a empresa em relação a seu ambiente.

    Portanto, a sequência correta é: 3, 1, 4 e 2.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B

  • GAB B

    A MATRIZ SWOT faz parte do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e é utilizada na fase de Diagnóstico Institucional, visando identificar pontos fortes e fracos (análise interna) da organização, assim como oportunidades e ameaças (análise externa). A análise de cenários (AMBIENTE), que pode ser interno ou externo: MATRIZ SWOT/ FOFA. Ela determina quais são as forças e as fraquezas, assim como as oportunidades e as ameaças à organização, sendo:

    ANÁLISE INTERNA (controláveis)

    1. FORÇAS: são competências, ou seja, características positivas da organização.
    2. FRAQUEZAS: são deficiências, ou seja, características negativas da organização.

    ANÁLISE EXTERNA (incontroláveis)

    1. OPORTUNIDADES: são condições favoráveis que podem ser usadas para que a organização alavanque o seu desempenho.
    2. AMEAÇAS: são dificuldades que podem dificultar o desempenho da organização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)