SóProvas


ID
3938782
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Pinto Bandeira - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre o diabetes melito gestacional (DMG), analisar os itens abaixo:


I. Após o parto, aproximadamente 90% das mulheres com DMG tornam-se normoglicêmicas, mas correm um maior risco de desenvolver DMG no início das gestações subsequentes.

II. Uma glicose de jejum de mais de 92mg/dL (5,1mmol/L), uma glicose de 1 hora de mais de 180mg/dL (10mmol/L) ou uma glicose de 2 horas de 153mg/dL (8,4mmol/L) ou mais é um diagnóstico de DMG.

III. O DMG pode provocar anomalias congênitas em bebês de mães com o problema.

IV. A terapia farmacológica não deve ser indicada para gestantes com DMG mesmo quando os níveis ideais de glicemia não são mantidos com terapia nutricional, ou o índice do crescimento fetal é excessivo.



Estão CORRETOS: 

Alternativas
Comentários
  • DMG

    Valores de 92 - 126 são diagnósticos de em qualquer fase.

    Jejum de 1-2h conforme recomendação da IADPSG e OMS (diferente das 2h dos outros)

  • Gab: C

    Baseei minhas respostas nas Diretrizes da SBDM 2017-2018, mas observando a versão atual 2019-2020, as recomendações permanecem as mesmas de acordo com as afirmativas da questão.

    #Foco

  • Segundo Krause 2018

    Não no DMG

    "A malformação congênita é uma complicação do diabetes, mas isso pode acontecer quando a mãe já tinha sido diagnosticada com o diabetes anteriormente, ou então já tinha o distúrbio, não diagnosticado e, ainda por cima, descontrolado"

  • IV - errada. Após duas semana de dieta, se os níveis de glicose continuarem elevados, deve-se iniciar o tratamento farmacológico (insulina) SBD 2019-2020