Em linhas gerais, a “Liderança Autêntica” afirma que o líder é bem-sucedido na medida em que mobiliza seus pontos fortes, fraquezas e sonhos, conquistando “seguidores” por meio de valores pessoais, como a humildade e a alteridade.
O líder “Transformacional”, por sua vez, estimula seus seguidores a desejarem além das limitações e perspectivas vigentes, impulsionando-os em direção ao futuro, por meio da transformação pessoal e organizacional.
Finalmente, o líder “Carismático” se destaca por sua própria força de caráter e atração pessoal, sendo preconizado em processos de revitalização de organizações envelhecidas ou impactadas por indecisões e conflitos destrutivos.
líder transacionais Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Este é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.
fonte: https://www.lideranca.blog.br/4-tipos-de-lideranca/
fonte:https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/diferenca-entre-lideranca-transacional-transformacional/