SóProvas


ID
3940117
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Arapongas - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Plano Plurianual – PPA é um instrumento de planejamento do Governo Federal. Acerca do tema, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Essa estava muito fácil era só lembrar que o ppa é de ,4 anos...

  • O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal que estabelece, de Forma Regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas para as Despesas de Capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de Duração Continuada.

    O PPA é elaborado no primeiro ano de governo com vigência de quatro anos, na qual se inicia no segundo exercício financeiro do mandato do chefe do executivo e terminando no primeiro exercício financeiro do mandato subsequente. 

  • Gabarito: B

    Jamais esqueça PPA é de 4 anos, não se confundindo com o mandato do chefe do executivo.

  • Letra B

    B) O PPA declara o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 5 (cinco) anos.

    PPA = Plano plurianual:

    -Instrumento estratégico de MÉDIO PRAZO e com visão de longo prazo.

    -Vigência de 04 anos e criado pela CF/88.

    -Estabelece o DOM = Diretrizes + Objetivos + Metas.

    -Inicia=se no 2° ano do mandato do P.R e termina no 1° ano do mandato subsequente.

    Fonte: Prof: Anderson Ferreira, Gran Cursos. Erros? Mandem msg.

  • Curiosidade: apenas o primeiro PPA da atual CF, que foi no governo Collor/Itamar, que durou 5 anos. Isso é porque o PPA tem a mesma duração (não confundir com concomitante) que o mandato presidencial. Ou seja, hipoteticamente, se por ventura, um dia o período do mandato presidencial mudar, os novos PPAs mudam junto. Abs.

  • Gab. B

    compete a um período de 4 anos

  • O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal que estabelece, de Forma Regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas para as Despesas de Capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de Duração Continuada

  • O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal que estabelece, de Forma Regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas para as Despesas de Capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de Duração Continuada

  • A questão trata sobre INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO, especificamente o Plano Plurianual (PPA).


    Seguem comentários de cada alternativa:


    A) O PPA deve ser elaborado de forma regionalizada.


    CORRETA. De acordo com o art. 165, §1º, Constituição Federal/88 (CF/88):


    “A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada". Portanto, a alternativa está de acordo com a norma, NÃO sendo o gabarito.



    B) O PPA declara o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 5 (cinco) anos. 


    INCORRETA. Os prazos da UNIÃO para envio e devolução desse instrumento é, conforme art. 35, §2º, ADCT, CF/88:


    “Até a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, § 9º, I e II, serão obedecidas as seguintes normas:

    I - o projeto do plano plurianual, para vigência até o final do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial subsequente, será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa".


    Então, o PPA tem vigência no início do segundo ano de um mandato governamental e se encerra no final do primeiro ano do mandato seguinte. Por isso, o PPA é um instrumento de planejamento para o período de 4 anos, sendo considerado de médio prazo.


    Portanto, a alternativa está desacordo com a norma, sendo o gabarito.



    C) O PPA inicia-se no segundo exercício financeiro do mandato do chefe do executivo e termina no primeiro exercício financeiro do mandato subsequente. 


    CORRETA. Conforme explicado na alternativa B, a alternativa está de acordo com a norma, NÃO sendo o gabarito.



    D) O PPA estabelece normas gerais, amplas, estratégicas, que mostram o caminho a ser seguido. 


    CORRETA. Segue o art. 165, CF/88:


    “Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais".


    A CF/88 introduziu no ordenamento jurídico um novo modelo de planejamento, tendo em vista ser diferente da Constituição anterior. Esse modelo é composto por 3 leis orçamentárias: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).


    Esses instrumentos de planejamento são leis independentes, mas atuam de forma conjunta, conforme disposto na própria Constituição. Cada uma com suas competências diretamente previstas na CF/88. Então, NÃOhierarquia entre as leis orçamentárias.


    Do ponto de vista do nível de planejamento público, de acordo com a doutrina, as leis orçamentárias adotam a seguinte forma:


    PPA – Planejamento Estratégico;

    LDO – Planejamento Tático; e

    LOA – Planejamento Operacional.


    Há parte da doutrina que entende que o PPA também pode ter planejamento tático e a LDO pode ter planejamento operacional.


    O PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas. Então, a LDO vai buscar as prioridades no PPA e orienta a elaboração da LOA. A LDO faz a integração entre o plano estratégico e o operacional. Então, o PPA é o instrumento de planejamento que estabelece normas gerais a serem seguidas pelas outras duas leis orçamentárias, mostrando o caminho a ser seguido. Portanto, a alternativa NÃO é o gabarito.



    E) O PPA poderá ser revisado durante sua vigência.


    CORRETA. De acordo com o art. 165, CF/88, o PPA é uma lei de iniciativa do Poder Executivo, sendo uma Lei Ordinária. Então, como qualquer outra lei, pode ser revisada durante o seu período de vigência. Portanto, a alternativa NÃO é o gabarito.



    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Dúvida acerca da C: o mandato do Chefe do Executivo não coincide com a PPA?

  • GAB B

    Segundo o ADCT, a vigência do PPA é de quatro anos, iniciando-se no segundo exercício financeiro do mandato do chefe do executivo e terminando no primeiro exercício financeiro do mandato subsequente. Ele deve ser encaminhado do Executivo ao Legislativo até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício, ou seja, até 31 de agosto. A devolução ao Executivo deve ser feita até o encerramento do segundo período da sessão legislativa (22 de dezembro) do exercício em que foi encaminhado.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS