SóProvas


ID
3941680
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Pinto Bandeira - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os sistemas transdérmicos são dispositivos que liberam os fármacos na superfície da pele. O fármaco é capaz de atravessar as várias camadas e atingir a circulação sistêmica. Em relação a estes dispositivos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Estes sistemas se dividem em dois tipos básicos: os que controlam a velocidade de liberação do princípio ativo e os que permitem que a pele controle a velocidade de absorção.
( ) O sistema não deve provocar a oclusão da pele no seu local de aplicação.
( ) Uma das principais desvantagens deste sistema é que os fármacos por ele administrados ainda são extensamente metabolizados pelo efeito de primeira passagem.

Alternativas
Comentários
  • ( C ) Estes sistemas se dividem em dois tipos básicos: os que controlam a velocidade de liberação do princípio ativo e os que permitem que a pele controle a velocidade de absorção. A farmacotécnica permite controlar a liberação do fármaco para o local de absorção, assim como a pele também controla a absorção da substância já que é uma membrana semipermeável.

    ( E ) O sistema não deve provocar a oclusão da pele no seu local de aplicação. Essa tecnologia envolve uma fita adesiva que permanece no local havendo oclusão (fechando/cobrindo) a região.

    ( E ) Uma das principais desvantagens deste sistema é que os fármacos por ele administrados ainda são extensamente metabolizados pelo efeito de primeira passagem. O metabolismo de primeira passagem ocorre na Via Oral, onde o fármaco cai na veia porta hepática e sofre transformações químicas pelas enzimas microssomais lá no figado. Todas as vias, que fogem da administração oral, fogem do metabolismo hepático de primeira passagem.