- ID
- 3941944
- Banca
- MS CONCURSOS
- Órgão
- GHC-RS
- Ano
- 2018
- Provas
-
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Administrador
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Analista de Sistemas
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Analista de Suporte
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Assistente Social
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Engenheiro Ambiental
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Engenheiro Civil
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Engenheiro Clínico
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Engenheiro Eletricista Eletrotécnico
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Engenheiro Mecânico
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Farmacêutico
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Farmacêutico - Bioquímico
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Farmacêutico - Oncologia
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Nutricionista
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Odontologista - Cirurgião Buco Maxilo Facial
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Odontologista - Saúde Pública
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Psicólogo
- MS CONCURSOS - 2018 - GHC-RS - Técnico em Educação
- Disciplina
- Literatura
- Assuntos
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
( ) Buscando exprimir o “eu profundo”, as realidades vagas e complexas do inconsciente, os simbolistas
propõem uma “gramática psicológica”, baseada em neologismo e metáfora inesperada. A poesia é vaga,
imprecisa e nebulosa, sugerindo mundos que escapam ao controle da lógica e da razão.
( ) O homem do Barroco foi marcado por impulsos contraditórios. Claro que sua produção artística
haveria de ter como traço fundamental o culto do contraste, do conflito e da contradição, que se expressa,
na literatura, pela frequência das antíteses e paradoxos; na pintura, pelo jogo de massas e pelo contraste
claro / escuro; na escultura, pelo exagero do alto / baixo relevo, como se vê nos profetas de Aleijadinho,
com os queixos pontiagudos e as órbitas oculares exageradamente côncavas; na música, pela presença
do canto / contracanto, do contraponto e da fuga.
( ) Parnasianismo é a denominação que recebe o movimento artístico do Século XVIII. Caracteriza-se pelo
restabelecimento do equilíbrio clássico, define-se como uma reação ao rebuscamento, à ornamentação
exagerada, é uma volta à simplicidade e à clareza, orientadas no sentido da razão, da verdade e da
natureza, que se tornam as molas mestras da criação.
( ) No Pré-modernismo, a imposição do eu do artista à realidade opera-se de modo radical. Assim, a
função emotiva ou expressiva da linguagem, centrada no emissor, é predominante. A realidade é captada
pelo prisma pessoal do poeta.
( ) O Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo são as correntes artísticas mais expressivas da segunda
metade do Século XIX até o limiar do Século XX. Refletem, no plano artístico, a consolidação da burguesia
e seu fortalecimento, enquanto classe detentora do poder, em função do triunfo definitivo do capital
industrial sobre o capital de comércio e da implementação do capitalismo avançado e sua expansão às
áreas periféricas do sistema mundial, América, África e Ásia.