Alternativa D:
O efeito Hawthorne ocorre quando as pessoas se comportam de maneira diferente porque sabem que estão sendo observadas. Isso pode afetar qualquer tipo de comportamento, como hábitos alimentares ou práticas de higiene, porque esses comportamentos podem ser modificados rapidamente. Isso também pode afetar os resultados de uma pesquisa. Além disso, pode também contaminar um estudo de intervenção se alguém do grupo controle muda seu comportamento porque está sendo observado mais frequentemente do que outros participantes. O estudo Hawthorne original avaliou a mudança da quantidade de luz na fábrica Hawthorne Works e seu impacto nas práticas durante o trabalho. O aumento da atenção focada nos trabalhadores como parte do estudo levou a um aumento temporário na produção (efeito Hawthorne) em comparação com mudanças nas práticas de trabalho.
Efeito Peter:
O princípio de Peter diz que, muitas vezes, o fato de um trabalhador merecer uma promoção não significa que ele esteja preparado para ser promovido. Ou que a promoção seja a opção mais benéfica para ele ou para a empresa. Segundo esta teoria, muitas promoções são, na verdade, um retrocesso. Ocasionalmente, o trabalhador precisa assumir desafios sem ter recursos suficientes para assumi-los com sucesso, ou sem uma boa dose de ansiedade
Outplacement:
É uma metodologia que tem a finalidade de instruir e capacitar os colaboradores que foram demitidos da empresa para que possam ser realocados profissionalmente no mercado de trabalho. Além de facilitar a reinserção do profissional, o Outplacement também visa diminuir os impactos que o desligamento causa na organização.
Downsizing
Downsizing consiste num conceito de reestruturação administrativa, com o intuito de potencializar as atividades de determinada organização, eliminando processos burocráticos e correntes hierárquicas desnecessárias na empresa, por exemplo
Empowerment:
Empowerment é uma estratégia utilizada nas empresas, pelos líderes e gestores, para um melhor aproveitamento de pessoal. A estratégia consiste em capacitar os funcionários e assim dar autonomia na tomada de decisões de suas funções e tarefas. Ou seja, é uma delegação de poderes e integração do profissional nos processos diários da empresa. Ao adotar esse modelo de gestão e delegar responsabilidades, é preciso que os colaboradores sejam capacitados e instruídos. Dessa forma, o funcionário assume responsabilidades de um líder, tendo autonomia de decisão.