SóProvas


ID
3943297
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Freud, uma oposição consciente e inconsciente não se aplica às pulsões. Uma pulsão nunca pode tornar-se objeto da consciência. Isto só é possível para:

Alternativas
Comentários
  • As pulsões não recalcadas

  • por que a letra C esta errada? Alguém poderia me explicar?

  • Em  O Inconsciente de Freud (1915), o autor coloca que a antítese entre  consciente  e  inconsciente  não se aplica às pulsões; se a pulsão não se prendeu a uma ideia ou não se manifestou como um estado afetivo, nada poderemos saber sobre ela. A Pulsão para Freud, é “um conceito situado na fronteira entre o psíquico e o somático”

    A pulsão nunca se dá por si mesma, nem a nível consciente, nem a nível inconsciente; ela só é conhecida pelos seus representantes: o representante ideativo e o afeto .

    Sendo assim a letra D está correta "a ideia que representa essa pulsão na psiquê", como nenhuma alternativa fala sobre o afeto ficamos com essa alternativa.

    Bons estudos!

  • Segundo Freud, uma oposição consciente e inconsciente não se aplica às pulsões. Uma pulsão nunca pode tornar-se objeto da consciência. Isto só é possível para:

    A os processos primários - Sistema inconsciente

    B os processos secundários -Sistemas pré consciente e consciente

    C as pulsões não recalcadas -Recalque é um mecanismo de defesa do Eu;

    D a ideia que representa essa pulsão na psiquê

    Correta.

    Confesso que não consegui relacionar uma coisa com a outra, mas as vezes quando agente sabe alguns termos da pra eliminar. A correta é a letra D. E mesmo pegando as frases e colocando junta não consigo ver ligação ou informação nelas vejam:

    Uma pulsão nunca pode tornar-se objeto da consciência. Isto só é possível para a ideia que representa essa pulsão na psiquê.

  • Juliane, Freud costumava dizer que o afeto nunca poderá assumir lugar no inconsciente, apenas as ideias. As pulsões, por sua vez, podem ser representadas pelo afeto ou pela ideia, portanto poderão ou não ser de ordem inconsciente.