-
Gabarito: errado.
A clareza deve ser a qualidade básica de todo o texto oficial, o que irá possibilitar imediata compreensão pelo leitor . Quando forem indispensáveis ao texto, os termos técnicos, as siglas e as abreviações devem ser usados de forma explicativa, esclarecendo o leitor exatamente do que se trata.
-
ERRADO. Como devemos sempre facilitar o entendimento da comunicação a qualquer cidadão, a linguagem técnica só deve ser utilizada quando for realmente exigida, evitando utilizá-la indiscriminadamente, para evitar que pessoas que não estejam familiarizadas com os termos técnicos também possam compreender o texto.
-
GABARITO ERRADO.
O Manual de Redação Oficial diz:
"A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado."
-
Veja o que diz o Manual da Presidência.
A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso
indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.
Errado.
-
Questão errada, outra responde, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - TCE-RO - Analista de Informática
-
O emprego da linguagem técnica ( DEVE SER EVITADO APENAS, mas não é proibido seu uso)
-
GAB:ERRADO
Uma questão que responde essa:
CESPE / CEBRASPE - 2012 - PC-AL - Delegado de Polícia
Em comunicações oficiais, a linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, devendo ser evitado seu uso indiscriminado, a fim de se garantir a máxima clareza e concisão. certa