SóProvas


ID
3946858
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social, enquanto profissão, tem sido desenhado, ao longo de sua história, por diferentes matrizes teórico- -metodológicas. A partir dos anos 1980, a matriz crítica reconhece a “mediação” como importante categoria de compreensão do ser social. Sobre esse aspecto é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C) A mediação compõe um conjunto de outras categorias de um conhecimento que alcança a realidade social com sua perspectiva dialética e contraditória, reconhecendo a totalidade e as relações sociais configuradas na sociedade capitalista.

  • As categorias estão relacionadas com o contexto de relações sociais, que por sua vez, são relações antagônicas, contraditórias. Portanto, não são um fim em si mesmas, mas devem corresponder às condições concretas de cada tempo e lugar. [...]. São constituídas a partir de um contexto de relações sociais que por sua vez são relações contraditórias, ou seja, as categorias estão historicamente relacionadas com o movimento da sociedade e a todo seu contexto social, político, econômico, ideológico. (OLIVEIRA, 1988, p. 80)

    Para Marx (1982, p. 18) “as categorias exprimem formas de modos de ser, determinações de existência”. Portanto, se as categorias são constituídas a partir do seu contexto, significa que elas não são estáticas ou isoladas do movimento da sociedade, pelo contrário, são dialéticas e dinâmicas, pois se realizam a partir do movimento, permitindo assim, a compreensão dos fenômenos concretos. 

  • De forma bem geral, poder-se-ia dizer que a mediação é um processo de reflexão sobre fundamentos da realidade concreta. Este processo de reflexão supera pressupostos que partem de um recorte imediato de situações vivenciadas no cotidiano social e que desconsideram os processos ontológicos e históricos da vida social.Trata-se de uma categoria marxiana, que possibilita a articulação entre as diversas dimensões da vida social, estabelecendo uma prática profissional que caminhe na perspectiva de transformação processual da realidade, identificando limites e possibilidades ainda que seja nas determinações da sociedade capitalista (PONTES, 2010).

    "A demanda institucional aparece ao intelecto do profissional despida de mediações, parametrada por objetivos técnoperativos, metas e uma dada forma de inserção espacial (bairro, município etc); programática (divisão por projetos, programas ou áreas de ação) ou populacional (criança, idoso, migrante etc). Numa palavra, a demanda institucional aparece na imediaticidade como um fim em si mesma, despida de mediações que lhe deem um sentido mais totalizante". (PONTES, 2000, p.45.)

    Referências: PONTES, R.N. Mediação e Serviço Social. São Paulo: Editora Cortez, 7ª Edição, 2010.

    Pontes, R. N. (2000). Mediação: categoria necessária para a prática do assistente social. (1a. ed.). Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social; Conselho Federal de Serviço Social; Universidade de Brasília - CEAD. (Org.). Capacitação Em Política social e Serviço Social. V. 3.