SóProvas


ID
3947056
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Jahu - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que cortar o dedo com a folha de papel dói tanto?


    Quem nunca se cortou com uma folha de papel? Apesar de ser um objeto aparentemente inofensivo, um corte causado por ele pode provocar dor intensa e até mesmo durar alguns dias. Mas ______ isso acontece? Afinal, a laceração é, na maioria das vezes, pequena e sem profundidade. O site Science Alert decidiu investigar essa questão e descobriu que existem dois principais motivos que elucidam esse fenômeno: o primeiro está relacionado às terminações nervosas dos dedos; o segundo pode ser explicado pela superfície do papel.

    Talvez você nunca tenha percebido isso, mas as pontas dos nossos dedos são mais sensíveis que qualquer outra parte do corpo. Isso ______, no processo evolutivo, elas foram sendo ajustadas para absorver a sensação do toque através das terminações nervosas. De acordo com especialistas, é nessa região do corpo que está a maior concentração de receptores de dor, também chamado de nociceptores. Os nociceptores são responsáveis por alertar o cérebro sobre possíveis perigos, como altas temperaturas, substâncias químicas perigosas e pressão, que podem romper a pele.

    Apesar de, visualmente, ter uma superfície lisa, as bordas do papel são dentadas, portanto, o corte deixado na superfície da pele é irregular, o que poderia atingir mais terminações nervosas em comparação com objetos cortantes de corte preciso. Outro motivo para a causa da dor é a profundidade do ferimento: cortes profundos acionam mecanismos naturais de defesa do corpo – como a coagulação do sangue e a formação de crostas –, que ajudam no processo de reparação da área machucada. No entanto, os superficiais apenas atingem os nociceptores, então, os mecanismos de defesa levam mais tempo para serem acionados, o que deixa as terminações nervosas expostas por mais tempo. Esse atraso no processo de cicatrização também pode causar dor.


https://veja.abril.com.br/saude/por-que-os-cortes... - adaptado

Quanto à pontuação, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Carlos, ande logo com isso!
( ) O professor Antônio, explica muito bem.

Alternativas
Comentários
  • (C) Carlos, ande logo com isso! → Correto, vírgula marcando o vocativo.

    (E ) O professor Antônio, explica muito bem.→ Errado, a vírgula não pode separar sujeito do seu verbo.

    GABARITO. C

  • ✅ Gabarito: C

    (C) Carlos, ande logo com isso! → CORRETO. Temos o nosso vocativo. O vocativo é o termo que põe em evidência algum ser a quem se dirige; indica a invocação de alguém ou algo; vem sempre separado por vírgula; pode se deslocar pela oração. Muito encontrado em textos injuntivos, em que o locutor do texto se dirige diretamente ao interlocutor.

    (E) O professor Antônio, explica muito bem → INCORRETO. A vírgula está separando indevidamente o sujeito do verbo, isso não pode ocorrer. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gab ( C )

    (✔ ) Carlos, ande logo com isso!

    Caso de vocativo

    Vocativo é um chamado.. Dica: Lembre-se da sua mãe te chamando quando vc aprontava.

    Menino, Venha cá!

    (❌  ) O professor Antônio, explica muito bem.

    Não separamos o sujeito do verbo por meio de vírgulas

  • A questão é sobre pontuação e quer que assinalemos a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. Vejamos:

     . 

    ( ) Carlos, ande logo com isso! 

    Certo.

    A vírgula nesse caso foi usada para separar o vocativo.

    Vocativo é um termo de entoação exclamativa que vem sempre isolado do resto da frase. É um “chamamento”, uma “invocação”.

    Ex.: Professor, gostaria que o senhor repetisse a explicação!

     . 

    ( ) O professor Antônio, explica muito bem.

    Errado.

    Não podemos separar com vírgula o sujeito (O professor Antônio) do predicado (explica muito bem).

     . 

    Gabarito: Letra C