-
A replicação de dados é muito utilizada nos bancos de dados relacionais, principalmente para garantir alta disponibilidade em sistemas críticos e, em segundo lugar, para prover escalabilidade horizontal (onde a carga é distribuída entre outros servidores). A replicação trata do envio dos dados alterados de um servidor para outro e os principais SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados) do mercado possuem esta funcionalidade.
Fonte:https://www.devmedia.com.br/configurando-uma-solucao-de-replicacao-para-alta-disponibilidade-no-oracle-revista-sql-magazine-104/25964
-
Só pra complementar a questão, NoSQL tem essa característica bem firmada de replicação. Vejam com uma questão CESPE
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CNJ Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Uma característica de bancos de dados NoSQL é o suporte à replicação de dados. Entre as abordagens utilizadas para replicação, inclui-se a mestre-escravo. (C)
Bons estudos e não desista! O pouco de cada dia se transformará naquilo que você almeja.
-
Replicação e alocação de dados
- A replicação é útil na melhoria da disponibilidade de dados.
- A desvantagem é que ela pode atrasar as operações de atualização.
- Torna as técnicas de controle de concorrência e recuperação mais dispendiosas do que seriam se não houvesse replicação.
Alternativa: D
-
Transparência de replicação. As cópias dos mesmos objetos de dados podem ser armazenadas em vários sites para melhor disponibilidade, desempenho e confiabilidade. A transparência de replicação torna o usuário desavisado da existência dessas cópias.
Navathe.