SóProvas


ID
3948556
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Sentinela do Sul - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 8.429/1992 - Lei de Improbidade Administrativa, constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições. Sobre esses atos, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A :

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública

    qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;

  • Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência; Letra A correta

    II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

    III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;

    IV - negar publicidade aos atos oficiais; Letra B errada

    V - frustrar a licitude de concurso público;

    VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo;

    VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço. Letra C errada

    VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.     Letra D errada

    IX - deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação.       

    X - transferir recurso a entidade privada, em razão da prestação de serviços na área de saúde sem a prévia celebração de contrato, convênio ou instrumento congênere, nos termos do parágrafo único do           

  • Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública 

    I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;

  • A questão trata da Lei 8429/92 – Lei de Improbidade Administrativa (LIA).

    Analisando as alternativas.

    Letra A: correta. A conduta narrada é ato de improbidade que atenta contra os princípios da administração pública, como pedido pelo comando e previsto no art. 11, I, da LIA: “Art. 11 (...) I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência”.

    Letra B: incorreta. Negar (e não “dar”) “publicidade aos atos oficiais” é conduta considerada ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, nos termos do art. 11, IV, da LIA.

     Letra C: incorreta. Revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, após (e não “antes”) “a respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço” é ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, nos termos do art. 11, VII, da LIA.

    Letra D: incorreta. Descumprir (e não “cumprir”) as “normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas” é considerado ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, conforme o art. 11, VIII, da LIA.

    Gabarito: Letra A.

  • GABARITO -A

    A) Praticar ato visando a fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência.

    Art. 11, I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;

    _____________________________

    B) Dar publicidade aos atos oficiais.

    IV - negar publicidade aos atos oficiais;

    _____________________________

    C) Revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, após a respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.

    VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.

    ____________________________

    D) Cumprir as normas relativas à celebração, à fiscalização e à aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.

    VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas. 

  • lei 8.429/92 ARTIGO 11 VII

  • A presente questão versa acerca da improbidade administrativa, devendo o candidato ter conhecimento da Lei 8.429/92.


    Improbidade Administrativa: Estamos falando do termo técnico de corrupção administrativa, que se promove com o desvirtuamento da função pública. Há uma afronta à ordem jurídica.

    Ela se revela:

    - Vantagens patrimoniais indevidas

    - Exercício nocivo da função pública, tráfico de influências, favorecimento de uma minoria em detrimento da grande maioria.


    a)CORRETA. Na assertiva ocorre um desvirtuamento da função pública, ou seja, uma afronta à ordem jurídica, portanto, existe improbidade administrativa.

    b)INCORRETA. Princípio da publicidade- Todos os atos da Administração Público devem chegar ao conhecimento da sociedade.

    c)INCORRETA. A assertiva está incorreta, pois não existe óbice que chegue ao conhecimento de terceiros após a respectiva divulgação oficial.

    d)INCORRETA. Não existe improbidade administrativa na presente assertiva, estando em conformidade com a lei.


    Resposta: A

  • Se for no automático marca a C sem notar o "Após".