SóProvas


ID
3949480
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o TEXTO 10 para responder à questão.

TEXTO 10

A maioria dos corredores quer correr cada vez melhor e mais rápido. Sentir-se menos cansado, então, é o sonho de todo praticante de atividade física. Para isso, muitos recorrem ao chamado doping natural, que promete aumentar o desempenho do corpo legalmente. O treino em altitude é um desses métodos, conhecido, principalmente, por atletas e treinadores. O corpo do praticante de corrida tende a se adaptar à baixa pressão de oxigênio, criando mais hemoglobina. Se a pessoa fez a aclimatação e corre uma prova em uma altitude baixa, como ao nível do mar, seu desempenho tende a melhorar. Apesar dos pontos positivos de correr em altitude, há, também, as desvantagens. A diferença de temperatura e possíveis lesões causadas pelo resfriamento do ar não devem ser ignorados. Pode ser prejudicial por conta das condições de treino em altitude serem adversas, e, com isso, pode se perder a qualidade ou o rendimento nos treinos e, consequentemente, na performance geral.

WEBRUN. Doping natural: esse método realmente funciona?

Disponível em: <https://www.webrun.com.br/doping-natural-esse-metodo-realmente-funciona/>. Acesso em: 06 maio 2019 (adaptado).

De acordo com as informações apresentadas no TEXTO 10, é CORRETO afirmar que o doping natural pode beneficiar o atleta, pois



Alternativas
Comentários
  • A função da hemoblogina é levar a oxigenação para dentro das celulas. Nesse sentido, se o atleta recorre ao treinamento em altas altitudes, com baixas concentrações de oxigênio, a celula produzira mais hemoglobina visando suprir essa necessidade. De efeito, quando esse atleta voltar para ambientes normais, ele tera maior quantidade de hemoglobina, o que fará com que seu corpo transporte mais oxigênio para os músculos.