SóProvas


ID
3951547
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão


Relatório publicado pela empresa de pesquisas Gallup afirma que as pessoas estão mais tristes, mais irritadas e mais preocupadas do que nunca, o que provoca graves consequências para a saúde global. Os dados foram coletados em 2018 por meio da realização de mais de 151 mil entrevistas com adultos que vivem em mais de 140 países. O número de pessoas que afirmou ter passado por episódios de raiva aumentou dois pontos percentuais em relação a 2017. A preocupação e a tristeza, por sua vez, aumentaram um ponto percentual, o que estabelece novos recordes para a manifestação dessas emoções.

(Galileu, junho de 2019)

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de concordância.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Os dados do relatório da empresa Gallup mostram que houve dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que haviam passado por episódios de raiva.

  • A) Os dados do relatório da empresa Gallup mostram que houve dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que haviam passado por episódios de raiva. (correta)

    B) Os dados do relatório da empresa Gallup mostra que houve dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que havia passado por episódios de raiva. (errada) - o correto seria "haviam" o verbo "haver" nesse caso não é impessoal.

    C) Os dados do relatório da empresa Gallup mostram que houveram dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que haviam passado por episódios de raiva. (errada) - "houveram" está equivocado (haver com sentido de existir é impessoal fica na 3º pessoa do singular).

    D) Os dados do relatório da empresa Gallup mostram que foi dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que havia passado por episódios de raiva. (errado) - "foi" concordância equivocada no singular.

    E) Os dados do relatório da empresa Gallup mostra que foram dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que havia passado por episódios de raiva. (vide a letra B).

    Gabarito letra A!

  • GAB ( A)

    Analisando..

    Os dados do relatório da empresa Gallup mostram

    Concordância básica = Sujeito com o verbo.

    --------------------------------------------------------------------

    (...) que houve dois pontos percentuais de aumento

    Haver no sentido de ocorrer. = Impessoal.

    Quando o verbo haver aparece no sentido de tempo decorrido, existir e ocorrer = Impessoal.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------

    quanto ao número de pessoas que haviam passado por episódios de raiva.

    O haver , não aparecendo em nenhum dos sentidos apresentados ( tempo decorrido, existir e ocorrer), flexiona-se.

    Bons estudos!

  • VERBO IMPESSOAL NA ALTERNATIVA C, AINDA ERRO.

  • VERBO HAVER + PARTICÍPIO, FLEXIONA-SE

    VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR, IMPESSOAL

  • quanto ao número de pessoas que haviam passado por episódios de raiva

    Verbo haver com sentido de ter " tiinham" passado, por isso foi flexionado.

    Eu acho...

  • LETRA A - Os dados do relatório da empresa Gallup mostram que houve dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que haviam passado por episódios de raiva.

    LETRA B - Os dados do relatório da empresa Gallup mostra que houve dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que havia passado por episódios de raiva.

    LETRA C - Os dados do relatório da empresa Gallup mostram que houveram dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que haviam passado por episódios de raiva.

    LETRA D - Os dados do relatório da empresa Gallup mostram que foi dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que havia passado por episódios de raiva.

    LETRA E - Os dados do relatório da empresa Gallup mostra que foram dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que havia passado por episódios de raiva.

  • Vamos alternativa por alternativa.

    a) GABARITO. Os dados do relatório da empresa Gallup mostram que houve dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que haviam passado por episódios de raiva.

    → Veja que o verbo mostram está concordando com o sujeito os dados

    → Verbo haver está no sentido de existir, logo, deve ficar no singular, pois é impessoal

    → Quanto a alguma coisa, a quê? ao número de pessoas.

    → O verbo haver está como um verbo auxiliar, por isso está variando.

    =========================================================================================

    b)ERRADA. Os dados do relatório da empresa Gallup mostraM que houve dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que haviaM passado por episódios de raiva.

    ========================================================================================

    c)ERRADA. Os dados do relatório da empresa Gallup mostram que houveram (houve) dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que haviam passado por episódios de raiva.

    =======================================================================================

    d)ERRADA. Os dados do relatório da empresa Gallup mostram que foi (foram) dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que havia passado por episódios de raiva.

    ========================================================================================

    e) ERRADA. Os dados do relatório da empresa Gallup mostraM que foram dois pontos percentuais de aumento quanto ao número de pessoas que havia passado por episódios de raiva.

  • A questão requer conhecimento sobre as regras de concordância verbal e nominal.

    ALTERNATIVA (A) CORRETA – Tanto a concordância verbal quanto a nominal atendem à norma-padrão da língua portuguesa.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – O verbo “mostrar" deve ser flexionado no plural, concordando com o núcleo do sujeito “dados".

    O verbo auxiliar “haver" da locução verbal havia passado deve ser flexionado no plural, concordando com o sujeito “pessoas" na oração anterior.

    OBSERVAÇÃO: o verbo “haver" quando é auxiliar de uma locução verbal, é pessoal, ou seja, concorda em número com o sujeito.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – O verbo haver em “houveram dois pontos" tem o sentido existencial; nesse caso, ele é impessoal, devendo ser flexionado apenas na terceira pessoa do singular.

    OBSERVAÇÃO: verbo “haver" no sentido de existir, acontecer, ocorrer ou indicar tempo passado, não apresenta sujeito. Nesses casos, o “haver" deve apenas ser flexionado na terceira pessoa do singular.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – O verbo “ser", em foi dois pontos, deve ser flexionado no plural, concordando com o núcleo do sujeito posposto “pontos".

    O verbo auxiliar “haver" da locução verbal havia passado deve ser flexionado no plural, concordando com o sujeito “pessoas" na oração anterior.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – O verbo “mostrar" deve ser flexionado no plural, concordando com o núcleo do sujeito “dados".

    O verbo auxiliar “haver" da locução verbal havia passado deve ser flexionado no plural, concordando com o sujeito “pessoas" na oração anterior.

    GABARITO DA PROFESSORA: Letra A.

  • 1º forma - verbo haver no sentido de existir, é impessoal e permanece no singular

    2º forma - verbo haver no sentido de ter, pode ser flexionado ao plural para concordar com o verbo

  • Haver = ter é variável.

  • Essa questão consegui acertar porque lembrei das orientações e comentários dos meus colegas concurseiros em outras questões.

    Verbo haver no sentido de existir é invariável e permanece no singular.

    Obrigado pela ajuda, pessoal.

    Agora que começamos não podemos parar!

  • Verbo Haver utilizado no sentido de existir (Isolado) = Sempre singular.

    Verbo Haver utilizado no sentido de existir (Locução verbal - Haviam Passado) = Pode ser usado no Plural pra concordar com o sujeito.

    Boa sorte a todos.

  • ÓTIMO EXEMPLO de quando o verbo HAVER varia

  • No caso da alternativa correta, o verbo HAVER era apenas um auxiliar da Locução Verbal. Não possuindo, ademais, sentido existencial. Nesse sentido, ele pode ser flexionado sem problemas. O que não ocorre com o primeiro período em que ele aparece.