SóProvas


ID
3951688
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Delia Lerner, em Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, analisando a prática escolar da leitura, formula o seguinte questionamento: “É possível ler na escola? Esta pergunta pode parecer estranha: por que pôr em dúvida a viabilidade da leitura numa instituição cuja missão fundamental foi, e continua sendo, precisamente a de ensinar a ler e escrever?”. Com base no pensamento da autora, assinale a alternativa que contém um fator que pode favorecer a leitura na escola, isto é, que pode tornar essa leitura possível.

Alternativas
Comentários
  • E: Uma teoria da aprendizagem que se preocupe com o sentido que a leitura possa ter para as crianças.

  • Em seu livro, Délia Lerner cita a teoria de Piaget, que diz sobre a criança que aprende na ação com os objetos, fisícos e sociais, a partir desta ação a criança atribui um valor e significado. A alternativa E, portanto, está correta, porém acredito que a alternativa D também esteja correta, pois Lerner diz sobre o "fio condutor" que deve ser o aprendizado, contrapondo-se à ideia de um ensino fragmentado, com tempo marcado.
  • GABARITO E

  • Esta questão exige conhecimentos sobre o processo de leitura, com base nas ideias de Délia Lerner.

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Para Lerner, em sua obra “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário", quando a escola ensina o aluno a ler, na verdade, a instituição de ensino não está preparando o aluno para uma leitura da realidade, isto é, a escola está trabalhando para viabilizar ao aluno apenas a compreensão mecânica do processo de execução da leitura, contudo, sem estimular sua opinião crítica sobre o que está sendo lido.

    Em sua obra, a autora entende que uma teoria de aprendizagem que não se ocupa do sentido que a leitura possa ter para as crianças e concebe a aquisição do conhecimento como um processo cumulativo e graduado, como uma decomposição do conteúdo em elementos supostamente mais simplesuma distribuição do tempo escolar que predetermina os períodos destinados à aprendizagem de cada um desses elementosum controle estrito da aprendizagem de cada componente; e um conjunto de regras que dão ao professor certos direitos e deveres que só ele pode exercer. Esses são os fatores que, articulados, tornam, segundo o entendimento de Lerner, impossível ler na escola.

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Ao analisar as alternativas presentes na questão, podemos concluir que a única opção que, na visão da autora, torna POSSÍVEL a leitura na escola, é a "letra E": “Uma teoria da aprendizagem que se preocupe com o sentido que a leitura possa ter para as crianças".

    As demais alternativas estão incorretas, porque estão considerando a aquisição de conhecimento como: um processo cumulativo e graduado; uma decomposição do conteúdo em elementos supostamente mais simples; uma distribuição do tempo escolar que predetermina os períodos destinados à aprendizagem de cada um desses elementos; um conjunto de regras que dão ao professor certos direitos e deveres que só ele pode exercer. Todas essas formas de aquisição do conhecimento, na visão da autora, tornam o ato de leitura impossível na escola.


    Gabarito do Professor: Letra E.