SóProvas


ID
395233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos cadastros dos espaços urbanos no Brasil, julgue os
itens a seguir.

O cadastro técnico multifinalitário é gerenciado normalmente por meio de um sistema de informações geográficas.

Alternativas
Comentários
  • hãããÃ?? Multinalitário? Eu também nao conhecia esse termo, mas vamos lá:

    "o CTM é uma base cartográfica e alfanumérica que descreve o sistema urbano (e rural) através das suas unidades imobiliárias, especialmente as parcelas e edificações, mas também com os eixos de logradouros.

    Fig 1 - SIG - ArqT
    Fig. 1 – O cadastro integra informações gráficas (cartográficas) a informações alfanuméricas (uso do solo, proprietário, número de pavimentos, etc.) em um mesmo sistema (SABOYA, 2000).

    Dessa forma, o CTM torna-se uma base sobre a qual podem ser construídas diversas bases temáticas, tais como o cadastro tributário, a base de dados do sistema de saúde, o cadastro de áreas verdes e públicas, e assim por diante.

    O maior apelo, atualmente, para a construção do cadastro é a atualização da base de contribuintes do IPTU, o que pode gerar aumento na arrecadação do imposto. Seus defensores argumentam que o custo para a implementação e atualização do cadastro (que não é pequeno) pode ser recuperado em poucos anos apenas com o acréscimo na arrecadação do IPTU."
    Para isso, deve identificar os pontos dos limites com COORDENADAS GEOGRÁFICAS precisas. Isso significaria o fim de muitas disputas judiciais sobre os limites das propriedades.

    FONTE: blog URBANIDADES do arquiteto RENATO SABOYA