SóProvas


ID
3952621
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.


 Segurança no trabalho 

    A importância da segurança do trabalho é imensurável e, felizmente, a implantação de práticas seguras no trabalho vem crescendo bastante ultimamente.
    Hoje é difícil encontrar um funcionário que “nunca” tenha passado por pelo menos uma palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho, uso do EPI, integração, etc. A segurança do trabalho possibilita a realização de um serviço mais organizado. Isso leva não somente a evitar acidentes mas também ao aumento da produção, pois, tornado o ambiente mais agradável, os funcionários produzirão mais e com melhor qualidade.
    A Segurança do Trabalho proporciona também melhoria nas relações entre patrões e funcionários. Quando o funcionário perceber melhorias no ambiente de trabalho, passará a ter mais carinho e respeito com a direção da empresa. O resultado pode aparecer em produtos de mais qualidade.
    O ponto alto da Segurança do Trabalho é evitar acidentes. Através das ações de prevenção desenvolvidas na empresa podemos evitar o aparecimento de acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.
    A Segurança do Trabalho se aplica a todos os segmentos. Evidentemente cada segmento tem suas características e riscos específicos e, exatamente por isso, cada ambiente precisa ser “cuidado” com um olhar particular.
    É importante que o profissional de Segurança do Trabalho tenha capacidade técnica necessária para avaliar desde os riscos grandes até os pequenos. O risco pequeno de hoje pode se tornar grande amanhã. Acidentes são acidentes, todos são desagradáveis.

(https://segurancadotrabalhonwn.com)

A opção em que a concordância verbal está de acordo com o padrão da norma culta da língua é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     a) nas universidades devem existir muitos projetos interessantes → correto, o verbo "existir" é pessoal e a concordância está sendo feita com o núcleo do sujeito que está posposto "projetos".

     b) naquele caso, divulgado ontem, podem haver várias interpretações → incorreto, o verbo "haver" com sentido de "existir" é impessoal e não deve ser flexionado, essa impessoalidade é transferida ao verbo que o acompanha (pode haver).

     c) em determinadas viagens pode acontecer vários imprevistos → incorreto, o quê pode acontecer? Vários imprevistos (sujeito posposto e com núcleo no plural, o correto é "podem acontecer").

     d) é verdade que pode existir casos complicados na legislação trabalhista → incorreto, o quê pode existir? Casos complicados (sujeito posposto e com núcleo no plural, o correto é "podem existir").

     e) se não me falha a memória, devem fazer dez anos que fui demitido daquela firma → incorreto, o verbo "fazer" expressando tempo decorrido é um verbo impessoal e não deve ser flexionado, essa impessoalidade é transferida ao verbo que o acompanha (deve fazer).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • ATENÇÃO - Nas locuções verbais, é o verbo auxiliar que varia em número.

    LETRA A - Nas universidades devem existir muitos projetos interessantes.

    CORRETO - Na locução verbal "devem existir" é o verbo auxiliar "devem" que varia em número para concordar concordar com o sujeito "muitos projetos interessantes"

    LETRA B - Naquele caso, divulgado ontem, podem haver várias interpretações.

    ERRADO - Na locução verbal "podem haver", o "haver" tem sentido de "existir", logo é impessoal e invariável. Quando isso acontece, o seu verbo auxiliar "compartilha" dessa característica e se torna, também, impessoal e invariável. O correto, portanto, seria "pode haver varias interpretações".

    LETRA C - Em determinadas viagens pode acontecer vários imprevistos.

    ERRADO - Na locução "pode acontecer", o verbo auxiliar "pode" deveria estar no plural para concordar com o sujeito "vários imprevistos"

    LETRA D - É verdade que pode existir casos complicados na legislação trabalhista.

    ERRADO - Na locução "pode existir", o verbo auxiliar "pode" deveria estar no plural para concordar com o sujeito "casos complicados"

    LETRA E - Se não me falha a memória, devem fazer dez anos que fui demitido daquela firma.

    ERRADO - Na locução "devem fazer", o verbo "fazer" está dando ideia de tempo transcorrido, logo é impessoal e invariável. Quando isso ocorre dentro de uma locução verbal, seu verbo auxiliar compartilha dessa característica de impessoalidade e também se torna invariável. O correto seria "deve fazer dez anos"

  • a D não é sujeito oracional?

    que pode existir casos complicados é verdade

    isso é verdade.

  • Dois detalhes bastante importantes nesta questão:

    1) O verbo, em alguns casos, concorda em gênero e grau com o núcleo do sujeito:

    2) No caso do verbo ser impessoal, o mesmo permanecerá na terceira pessoa do singular e quando o mesmo vier como verbo auxiliar, ele transmitirá a impessoalidade ao verbo principal e este passará a ser conjugado, também, na terceira pessoa do singular.

    GABARITO: A

    " DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Carlos!

    Para tu não errar mais.

    sujeito oracional= oração subordinada substantiva subjetiva

    No caso da alternativa "D" não fala do verbo que concorda com o sujeito oracional, mas sim do próprio verbo do sujeito, ou seja, do próprio verbo que está na oração subordinada.