-
As causas da Guerra do Paraguai encontram-se nas rivalidades entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, causadas pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, a liberdade de navegação dos rios platinos, as disputas pelo poder por parte das facções locais (federalistas e unitaristas na Argentina, e blancos e colorados no Uruguai) e rivalidades históricas de mais de três séculos.O motivo para o começo da guerra foi a intervenção do Brasil na política uruguaia entre agosto de 1864 e fevereiro de 1865. Para atender ao pedido do governador dos blancos de Aguirre, López tentou servir de intermediário entre o Império do Brasil e a República Oriental do Uruguai, mas, como o governo brasileiro não aceitou sua pretensão, deu início às inimizades. Assim começa o maior conflito armado ocorrido na América do Sul, a guerra do Paraguai (1864-1870), que serve como fim das lutas durante quase dois séculos entre Portugal e Espanha e, depois, entre Brasil e as repúblicas hispano-americanas pela hegemonia na região do rio da Prata.
Gab: B
-
GAB: B
A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870 e colocou o Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra foi resultado do choque de interesses políticos e econômicos que as nações platinas possuíam referente ao Rio da Prata, durante a década de 1860.
-
A ideia da guerra paraguaia como tendo sida "amplamente incentivada pela Inglaterra" decorre de uma visão historiográfica dos anos 1970 já não aceita por nenhum dos melhores historiadores hoje. Tentava-se recriar um Solano López heroico e um Paraguai desenvolvido à margem do comércio mundial (uma projeção do viés anticapitalista dos historiadores), em vez de se falar no Paraguai de fato quase primitivo no seu isolamento desde a independência. Para sair desse primitivismo, inclusive, o país tinha passado a contar, antes da época da guerra, com missões de especialistas ingleses. Além disso, o Brasil estava então rompido com a Inglaterra (Questão Christie). Francisco Doradioto, estudioso in loco e há décadas da Guerra do Paraguai, desconstrói com esses dois últimos e muitos outros argumentos persuasivos a ideia de guerra incentivada pelos ingleses. Em qualquer concurso de nível superior, jamais arrisquem marcar uma alternativa como a B. O livro do Doradioto, para quem se interessar, é "Maldita Guerra".
-
alguns locais falam que a Inglaterra não apoio a guerra... mas enfim...
-
Paraguai não era industrializado e o Solano era um ditador maluco.
-
a Inglaterra nao apioava a guerra, questao anulável
-
Foi um conflito que envolveu o Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina, em torno do espólio comercial proporcionado pela disputa de território e rios na Região do Prata e Mato Grosso. Foi amplamente incentivado pela Inglaterra que se beneficiava do livre comércio defendido pelo Brasil e Argentina contra a posição Paraguaia, que buscava restringir a presença inglesa nos rios e portos da região.
-
A Inglaterra estava com os laços diplomáticos com Brasil rompidos desde a Questão Christie. Durante a Guerra do Paraguai a Inglaterra refez esses laços com interesse na Guerra. Ao fim da Guerra geral estava sem grana, inclusive o Brasil que havia vencido. Quem estava lá para "ajudar" a reconstrução do Paraguai? O Paraguai foi praticamente obrigado a aceitar a entrada de produtos ingleses bem como o empréstimo. Ao meu ver teve interesse sim.
Fonte: Minha apostila de ensino médio, ano 2015.