SóProvas


ID
395641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens
a seguir.

Na caracterização de um documento de arquivo, dispensa-se a informação que reflete a ação implementada, o que foi comunicado ou decidido por meio dele.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. 

    "DOCUMENTOS DE ARQUIVO" são todos os documentos que, produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, no exercício de suas atividades constituem elementos de prova ou de informação. Formam um conjunto orgânico, refletindo as atividades a que se vinculam, expressando os atos de seus produtores no exercício de suas funções.

    Sendo assim, a informação indispensavél. 
  • O arquivo guarda documentos com finalidades funcionais. Os documentos de arquivos são cumulados de forma orgânica e natural, geralmente em exemplar único ou limitado número de cópias ou vias. Os documentos que tratam do mesmo assunto ou assuntos correlatos são mantidos como um conjunto, e não como peças isoladas. Por isso o documento de arquivo possui muito mais valor quando inserido em seu conjunto do que fora dele. Os documentos são unidos pela sua origem ou proveniência (manter sua individualidade), tem como principal suporte utilizado o papel e principal gênero o textual. O arquivo é órgão receptor e seu publico são os administradores e pesquisadores. Sua função é provar e testemunhar.
  • ERRADA, POIS DOCUMENTO= INFORMAÇÃO + SUPORTE

  • Se formos olhar só para o suporte, esse documento não tem valor algum. Aliás, isso nem é um documento.

     

  • "..." deduzimos três características básicas que distinguem os arquivos:
    1. Exclusividade de criação e recepção por uma repartição, firma ou instituição. Não se considera arquivo uma coleção de manuscritos históricos, reunidos por uma pessoa.
    2. Origem no curso de suas atividades. Os documentos devem servir de prova de transações realizadas.
    3. Caráter orgânico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto. Um documento, destacado de seu conjunto, do todo a que pertence, significa muito menos do que quando em conjunto.

    Gab: errado

    Fonte: Arquivo: teoria e prática - Marilena