SóProvas


ID
3956455
Banca
CIEE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação às regras de concordância verbal, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

     a) Haviam muitas pessoas inscritas para o concurso → INCORRETO. O verbo HAVER foi empregado com sentido de EXISTIR. Trata-se de um verbo impessoal e que deve ser mantido no singular (=havia muitas pessoas).
     b) A maioria dos corredores concluiu a prova → CORRETO. Concordância facultativa. Pode ser realizada com o termo "a maioria" ou com o termo "dos corredores", singular ou plural. 
     c) Divulgou-se apenas as boas notícias → INCORRETO. O correto é DIVULGARAM-SE. Temos uma voz passiva sintética e o sujeito paciente vem no plural, dessa forma, o verbo deve ser flexionado no plural.
     d) O Amazonas inundam extensas áreas da floresta → INCORRETO. A concordância é feita com o termo subentendido RIO, deve ser realizada no singular.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • “A MAIORIA DAS PESSOAS FOI” ou “FORAM”?

    Quando se usam as chamadas expressões partitivas (“a maioria de”, “grande parte de”, “metade de”, “a maior parte de”, “bom número de”, “uma porção de”, etc.), seguidas de substantivo ou de pronome no plural, o verbo pode ser conjugado no singular ou no plural, dependendo do que se quer enfatizar.

    Se o verbo ficar no singular, concordando com a ideia de conjunto representada pela expressão “a maioria”, temos a chamada concordância gramatical. Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógicaPortanto, as duas formas estão corretas.

    Podemos dizer:

    A maioria das pessoas foi(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.