SóProvas


ID
3957124
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um professor de Ciências propôs como atividade para as turmas de 8° ano a checagem da veracidade de notícias relacionadas ao aquecimento global que circulam nas redes sociais, mapeando conteúdos que se configuram como fake news (notícias falsas). Os estudantes devem levantar um conjunto de notícias a serem conferidas, estabelecendo procedimentos metodológicos para prová-las verdadeiras ou falsas, e redigir uma notícia baseada em fundamentos científicos como alternativa a uma das fake news identificadas no semestre. Após o término dessa atividade, foi combinado junto ao grêmio estudantil um debate a respeito das ameaças representadas às sociedades democráticas pelas fake news

Com relação à atividade descrita, para que seja consistente em relação à BNCC, o professor de Ciências deve apresentar a seguinte justificativa:

Alternativas
Comentários
  • "Todo esse quadro impõe à escola desafios ao cumprimento do seu papel em relação à formação das novas gerações. É importante que a instituição escolar preserve seu compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada e contribua para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Contudo, também é imprescindível que a escola compreenda e incorpore mais as novas linguagens e seus modos de funcionamento, desvendando possibilidades de comunicação (e também de manipulação), e que eduque para usos mais democráticos das tecnologias e para uma participação mais consciente na cultura digital. Ao aproveitar o potencial de comunicação do universo digital, a escola pode instituir novos modos de promover a aprendizagem, a interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes." (BNCC, página 59)

  • Essa questão exige que identifiquemos, entre as alternativas, a que expressa corretamente a justificativa que relaciona a atividade apresentada no comando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Vejamos um trecho da BNCC sobre o objeto de cobrança da questão:

    Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil. Por sua vez, essa cultura também apresenta forte apelo emocional e induz ao imediatismo de respostas e à efemeridade das informações, privilegiando análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticas, diferentes dos modos de dizer e argumentar característicos da vida escolar.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base no trecho acima exposto, podemos concluir que a única alternativa que justifica a relação entre a atividade proposta no comando e a BNCC é a letra “A": “Porque evidencia o imediatismo, a efemeridade e a superficialidade das informações típicos da cultura digital, promovendo uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas". Em outras palavras, a comunicação realizada na cultura digital é menos apegada a formalidades científicas, elas são mais imediatistas e menos preocupadas com a profundidade das informações. Portanto, diante dessas características, o aluno deve adotar uma visão crítica para que saiba separar as informações comprovadas das que são fake news.


    Analisemos as demais alternativas.


    B) Porque se opõe aos conteúdos escolares tradicionais, abrindo espaço para os saberes produzidos na vida social, mais úteis do que aqueles oriundos de teorias acadêmicas.

    Errada! Não há a referida oposição aos conteúdos escolares, pois a atividade possui um caráter transdisciplinar. Além disso, é no mínimo questionável afirmar que os conteúdos produzidos na vida social são mais úteis que os oriundos das teorias acadêmicas.


    C) Porque independe dos conhecimentos historicamente construídos, privilegiando o enfrentamento de uma realidade social sujeita a intensas mudanças.

    Errada! A atividade proposta relaciona elementos da cultura digital (notícias nas redes sociais) e do currículo escolar. Portanto, a alternativa erra ao afirmar que independe dos conhecimentos historicamente construídos, pois tal conteúdo é trabalhado no currículo da escola.


    D) Porque compreende o valor da cultura digital enquanto favorecedora e divulgadora do pensamento crítico e científico, marcadamente democratizado pelas redes sociais.

    Errada! A cultura digital (por meio das redes sociais) não é o instrumento adequado para divulgar o pensamento crítico e científico. Em regra, os meios para tal divulgação são os espaços acadêmicos, como: congressos, seminários, simpósios, revistas, artigos, livros etc.


    E) Porque incorpora o uso das tecnologias em sala de aula, enfatizando a importância dos saberes em linguagem de programação e informática para o êxito profissional e pessoal dos estudantes.

    Errada! Embora o uso das tecnologias em sala de aula seja importantíssimo na sociedade atual, não podemos afirmar que os saberes em linguagem de programação e informática são essenciais para o êxito profissional e pessoal dos estudantes. Essa seria uma visão muito tecnicista e limitadora.



    Gabarito do professor: Letra A.
  • Gabarito Letra A

    Porque evidencia o imediatismo, a efemeridade e a superficialidade das informações típicos da cultura digital, promovendo uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas.