Achei essa questão um tanto quanto forçada. De acordo com o Manual "Como Avaliar Documentos de Arquivo", a conservação dos documentos de guarda permanente é citada como um dos objetivos da avaliação de documentos mas isso não quer dizer que a avaliação tenha como finalidade a preservação dos documentos considerados de valor histórico e permanente. Ela não diz que é a única finalidade mas dá a entender que sim. Acho que ficaria melhor se a questão tivesse dito " a avaliação tem como uma de suas finalidades a preservação dos documentos considerados de valor histórico e permanente".
De toda forma, não importa o que eu acho e sim o que a banca nos cobra. É aí que chamo atenção para a questão colocada pela nossa colega Isabela: "O objetivo principal do processo de avaliação de documentos de arquivo é a preservação dos documentos que possuem valor para a sociedade."
Ela restringe dizendo que o objetivo principal é a preservação de documen
tos de valor permanente. Eu nunca vi isso na literatura, posso estar errada e ter deixado passar essa informação mas minha opinião é essa. Se alguém souber de alguma referência bibliográfica que corrobore tão categoricamente com a questão, peço que disponibilizem, por favor.
AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS:
OBJETIVOS
√ Redução da massa documental
√ Agilidade na recuperação dos documentos
e das informações
√ Eficiência administrativa
√ Melhor conservação dos documentos de
guarda permanente
√ Racionalização da produção e do fluxo de
documentos (trâmite)
√ Liberação de espaço físico
√ Incremento à pesquisa
Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf1.pdf