SóProvas


ID
395755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a teoria e a prática de arranjo em arquivos
permanentes, julgue os itens a seguir.

O arranjo de um arquivo permanente deve ser realizado com base nos principais temas tratados nos documentos, uma vez que o objetivo da manutenção desse tipo de arquivo é o atendimento a pesquisadores.

Alternativas
Comentários
  • Nao com base nos principais temas tratados, e sim com base no princípio da proveniência, ou seja, segundo a origem do documento.


  • O antigo sistema de arranjar os documentos de acordo com algum sistema arbitrário de classificação de assuntos foi abandonado, ao menos teoricamente, e substituído por um sistema baseado em princípio aplicável de maneira geral.

    Esse princípio é o de
    agrupar os documentos oficiais de acordo com a natureza das instituições públicas que os acumulam => Principio da Proviniência
    Fonte: Apostila gratuita




  • De acordo com Bellotto, o arranjo deve ser baseado na forma administrativa e não na temática.

    "Se o arquivo permanente visa atender ao pesquisador, pode parecer paradoxal que o arranjo seja baseado na forma administrativa. Para o historiador, seria mais fácil que a ordenação fosse temática, cronológica ou geográfica. Entretanto, tal ordenação faria desaparecer ou diluiria a percepção da razão de ser do documento, o que afinal, o deformaria aos olhos do consulente. [...] De qualquer forma, o historiador não deixa de ser servido quanto aos conteúdos: para tanto existem os instrumentos de pesquisa e seus respectivos índices, que, se montados seguindo a metodologia preconizada pela análise documentária, cumprirão a desejada transferência da informação."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes (ed 4, pág 139)