SóProvas


ID
395785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de políticas públicas de arquivos
permanentes.

Os serviços editoriais, de difusão cultural e de assistência educativa são funções do arquivo permanente.

Alternativas
Comentários
  • "Fratini acrescenta que os “arquivos públicos existem com função precípua de recolher, custodiar, preservar e organizar documentos originários na área governamental, transferindo-lhes informações de modo a servir ao administrador, ao cidadão e ao historiador” (2009, p.2). A autora ainda reforça a importância do papel social do arquivo, assim como serviços editoriais, difusão cultural e de assistência educativa. "
  • Alguém sabe explicar melhor o que seriam esses "serviços editoriais"?

  • CERTO : Os arquivos permanentes, no cumprimento de seu papel social,devem promover atividades que auxiliem a compreensão dos processos históricos por que passa a sociedade ao longo das épocas. Assim, quando um arquivo permanente procede a estudos temáticos, à edição de livros sobre fatos socioeconômicos, ou à exposição de documentos históricos a estudantes, por exemplo, está executando funções educativas e culturais.   
    Arquivologia Facilitada - Leonardo Reis e João Tiago -2013


  • Certo! Bellotto inclusive escreveu um capítulo inteirinho (Difusão editorial, cultural e educativa em arquivos) para falar sobre o tema.

    "Os arquivos públicos existem com a função precípua de recolher, custodiar, preservar e organizar fundos documentais originados na área governamental, transferindo-lhes informações de modo a servir ao administrador, ao cidadão e ao historiador. Mas, para além dessa competência, que justifica e alimenta sua criação e desenvolvimento, cumpre-lhe ainda uma atividade que, embora secundária, é a que melhor pode desenhar os seus contornos sociais, dando-lhe projeção na comunidade, trazendo-lhe a necessária dimensão popular e cultural que reforça e mantém o seu objetivo primeiro. Trata-se de seus serviços editoriais, de difusão cultural e de assistência educativa."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes (ed.4, págs 225-247)