SóProvas


ID
3957934
Banca
UNEB
Órgão
PM-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Os Poderes Administrativos são inerentes ao Estado e possuem caráter instrumental, isto é, são instrumentos de trabalho essenciais para que a Administração possa desempenhar as suas funções atendendo ao interesse público.

O Poder vinculado pode ser descrito como:

Alternativas
Comentários
  • A - GABARITO (chamado por alguns autores de Poder Regrado)

    B - Poder Discricionário

    C - Poder Hierárquico

    D - Poder Disciplinar

    E - Poder de Polícia

  • A) Poder Vinculado - age exatamente como previsto em lei, não há margem para liberdade.

    B) Poder discricionário - margem e liberdade para atuação

    C) Poder hierárquico - subordinação entre orgão e agente

    D) Poder disciplinar - poder- dever de punir internamente

    E) Poder de polícia - condicionar ou restringir uso e gozo da liberdade

  • Gabarito: A

    Doutrina Moderna

  • Vamos ao exame individualizado de cada assertiva:


    a) Certo:


    De fato, no âmbito do poder vinculado, a Administração limita-se a aplicar a lei ao caso concreto com máxima objetividade, sem espaço para juízos de conveniência e oportunidade, os quais caracterizam, por sua vez, o poder discricionário. Exemplo: aposentadoria compulsória de servidor público. Ao atingir a idade limite, a Administração não tem opção, a não ser editar o ato respectivo, passando o servidor para a inatividade remunerada.


    b) Errado:


    Na verdade, o conceito exposto neste item afina-se com o poder discricionário, e não com o poder vinculado, no qual inexiste espaço para escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo.


    c) Errado:


    Desta vez, a descrição da Banca alinha-se à ideia de poder hierárquico. Afinal, é através deste poder administrativo que se opera o escalonamento da Administração entre seus diversos órgãos e agentes públicos, sob uma relação de hierarquia e subordinação.


    d) Errado:


    Ao se referir à disciplina interna da Administração, bem assim à possibilidade de aplicar punições a seus agentes, quando cometem desvios, resta claro que o presente item converge com a noção conceitual atinente ao poder disciplinar. Afinal, é este que permite à Administração aplicar reprimendas a seus servidores, bem assim a todos que estejam submetidas à disciplina interna administrativa.


    e) Errado:


    Por fim, a definição ora esposada em tudo se amolda ao poder de polícia, cuja sede legal encontra-se no art. 78 do CTN, ora reproduzido:


    "Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos."



    Gabarito do professor: A

  • esse "pouca" me deu um medo...
  • No poder vinculado, só se pode fazer aquilo que está previsto na lei, Diferentemente do Poder Discricionário, que possui o mérito de Conveniência e Oportunidade, por parte do administrador.

  • A- Gabarito

    B- Discricionário

    C- Hierárquico

    D- Disciplinar

    E- Polícia

  • A) Poder Vinculado - age exatamente como previsto em lei, não há margem para liberdade. Esse "restando pouca" é bem questionável.

  • Gabarito é a alternativa menos errada...

  • P

    M

    G

    O

  •   Ø  Poder Vinculado:

    Tem vinculo com a lei, sem muita margem de atuação, ou seja, cumprir o que está na lei.

    ·        Ausência de liberdade para decidir

    ·        O ato deve ser praticado respeitando os requisitos legais

    ·        Se a lei for descumprida o ato é ilegal e pode ser anulado

     

     Ø  Poder Discricionário:

    ·        Margem para decisão

    ·        A decisão tem fundamento na conveniência e oportunidade

    ·        O poder judiciário não pode interferi no mérito da decisão

  • Complicado...estudar o certo para marcar a menos errada.

  • A) Deve a Administração Pública agir em observância às condutas previamente definidas para determinada situação hipotética, restando pouca ou nenhuma margem para atuação discricionária da Administração Pública.

    PODER VICULADO

    B) É aquele através do qual a Administração Pública pratica atos administrativos com liberdade de escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo, observando tão somente os limites fixados em lei.

    PODER DISCRICIONÁRIO

    C) É o poder da Administração Pública para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal.

    PODER HIERARQUICO

    D) É o poder necessário a manutenção da organização e da disciplina interna da Administração Pública, através dele a Administração pode controlara prática dos atos administrativos, punindo os agentes públicos por eventuais desvios

    PODER DISCIPLINAR

    E) Poder da Administração Pública que, limitando ou disciplinado direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público.

    PODER DE POLÍCIA

  • GAB - A

    #restando pouca ou nenhuma margem

    Acertei essa questão por eliminação, mas esse final ai logo na primeira alternativa faz o canditado pensar em excluir logo ela de cara.

    {B=discricionário | C=hierárquico | D=disciplinar | E=poder de polícia adm}

  • Deveria ser anulada essa questão, em nenhum lugar fala que o poder vinculado "resta pouca margem para atuação", é sem nenhuma margem, cumprir o que está em lei.