SóProvas


ID
3958216
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder às questões.

As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil [...]. Estudara em Coimbra e Pádua. Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil [...]

— A ciência, disse ele a Sua Majestade, é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo. Dito isso, meteu-se em Itaguaí, e entregou-se de corpo e alma ao estudo da ciência [...]. Aos quarenta anos casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz de fora, e não bonita nem simpática. [...] Ela reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade [...]; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes. Se além dessas prendas, — únicas dignas da preocupação de um sábio, D. Evarista era mal composta de feições, longe de lastimá-lo, agradecia-o a Deus, porquanto não corria o risco de preterir os interesses da ciência na contemplação exclusiva, miúda e vulgar da consorte.

Ela mentiu às esperanças do Dr. Bacamarte, não lhe deu filhos robustos nem mofinos. A índole natural da ciência é a longanimidade; o nosso médico esperou três anos, depois quatro, depois cinco. [...] e à sua resistência (de D. Evarista), — explicável, mas inqualificável, — devemos a total extinção da dinastia dos Bacamartes.[...] 

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000012.pdfoalie

nistaacessoem02/12/2019(adaptado)

Observe: “A ciência, disse ele a Sua Majestade, é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo”. Sobre a estrutura e funções sintáticas dos elementos que compõem o período citado, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETO > O período é composto por coordenação. B) INCORRETA > A expressão exerce função de aposto explicativo. ( Obs: fiquei em dúvida, pois ao analisar a expressão percebi que ela pode ser considerada como um termo transposto, pois a frase principal( "A ciência ....") serviria como objeto direto do verbo dizer. * quem souber esclarecer isso pra mim, eu agrandeço. c) CORRETA > Adjunto adnominal é tudo o que faz parte do sujeito, mas que não é o núcleo. No caso de " O meu universo", temos 'universo' como núcleo, e o resto como adj. adnm. D) CORRETO> o verbo dizer é bitransitivo. Porque ,perguntando ao verbo, concluímos, Quem diz, diz algo a alguém. Logo, há um OD e um OI. E) CORRETO > Vocábulo ele na expressão exerce papel de sujeito e a oração possui um predicado verbal por causa da presença do verbo significativo 'dizer'.
  • COMENTANDO ALT. B:

    DISCORDO DE MATHEUS, POIS O APOSTO É SINTATICAMENTE EQUIVALENTE AO TERMO A QUE SE RELACIONA, DE MODO QUE PODERIA SUBSTITUÍ-LO. LOGO:

    "disse ele a Sua Majestade" NÃO PODERIA SUBSTITUIR "A ciência"

    PENSO QUE SEJA SIMPLES CASO DE ORAÇÃO DESLOCADA. PODEMOS ARRUMÁ-LA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO:

    "Ele disse a Sua Majestade que a ciência era o seu emprego único."

    SE INCORRO EM ERRO, ROGO AOS COMPANHEIROS DE LIDE QUE ME CORRIJAM COM BREVIDADE. TAMBÉM ESTOU APRENDENDO! FOCO NA MISSÃO!

    PORQUE A ESCRITURA DIZ: TODO AQUELE QUE NELE CRER NÃO SERÁ CONFUNDIDO (ROMANOS)

  • B:A expressão “disse ele a Sua Majestade” tem a função sintática de agente da passiva do termo anterior.

    PARA SER AGENTE DA PASSIVA É NECESSÁRIO QUE A ORAÇÃO ESTEJA NA VOZ PASIVA,FATO QUE NÃO OCORRE!

    DISSI ELE A SUA MAGESTADE

    ELE DISSE A SUA MAGESTADE, SÃO ORAÇÕES EQUIVALENTES,AMBAS ESTÃO NA VOZ ATIVA

    DISSE (VERBO BITRANSITIVO) ELE (SUJEITO) A SUA MAGESTADE (OBJETO DIRETO)

    “A ciência, disse ele a Sua Majestade, é o meu emprego único" "DESCOMPLICANDO" A FRASE FICA: ELE DISSE A SUA MAGESTADE QUE A CIêNCIA É SEU ÚNICO EMPREGO

  • Quem diz, diz alguma coisa a alguém. Logo, como que a alternativa E diz que ''ele'' é o sujeito ?