SóProvas


ID
395842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de preservação, conservação e restauração de documentos
arquivísticos, julgue os itens subsequentes.

A restauração, sendo uma operação de conservação, demanda do profissional dela encarregado profundo conhecimento a respeito de papéis e tintas.

Alternativas
Comentários
  •        A restauração de documentos deverá ser feita por profissional competente levando-se em consideração as peculiaridas e divercificação dos métodos e materiais, os quais deverão ser observado pelo profissional competente as atribuições inerentes do mesmo. A não observação das especificaões poderá leva-los a perda total ou parcial do arquivo.
           Atualmente se destacam nesta área os profissionais de Arquivologia bem como Biblioteconomia.
  •          A restauração exige um conhecimento profundo dos papéis e tintas empregados. Vários são os métodos existentes.  O método ideal é aquele que aumenta a resistência do papel ao envelhecimento natural e às agressões externas do meio ambiente – mofo, pragas, gases, manuseio – sem que advenha prejuízo quanto à legibilidade e flexibilidade, e sem que aumente o volume e o peso.
             Nos métodos mais comuns aplica-se uma película protetora em um dos lados do papel, por meio de solução vaporizadora, imersão ou dos processos de laminaçãoe silking. Essa película não deve impedir a passagem dos raios ultravioletas ou infravermelhos. O processo deve ser fácil e tão elástico que permita o tratamento dos documentos antigos como modernos, seja qual for o seu estado de conservação. A matéria prima e os equipamentos utilizados devem ser de baixo custo e de fácil aquisição.
     
    1.1.    Banho de gelatina- Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Porém, os documentos tratados por este processo, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque dos insetos e dos fungos, além de exigir habilidade do executor.
     
    1.2.    Tecido– Processo de reparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas em pasta de amido. A durabilidade do papel é aumentada consideravelmente, mas o emprego do amido propicia o ataque de insetos e fungos, impede o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos, além de reduzir a legibilidade e a flexibilidade.
     
    1.3.    Silking– Este método  utiliza tecido – crepeline ou museline de seda – de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos são poucos prejudicados, é no entanto, um processo de difícil execução e cuja matéria prima é de alto custo.
     
    1.4.    Laminação – Processo em que se envolve o documento nas duas faces com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica, sob pressão média de 7 a 8kg/cm e temperatura entre 145 a 155ºC.  O acetato de celulose, por ser termoplástico, adere ao documento, juntamente com o papel de seda, e dispensa adesivo. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas. Qualquer mancha resultante do uso pode ser removida com água e sabão.
  • item correto ! 

    As principais operações de conservação são: Desinfestação, Limpeza, Alisamento e Restauração.


    Força !
  • São as seguintes as principais operações de CONSERVAÇÃO: a) desinfestação; b) limpeza; e) alisamento; d) RESTAURAÇÃO ou reparo. (...) A restauração exige um conhecimento profundo dos papéis e tintas empregados. (Paes, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. Páginas, 142 e 143)

  • os papéis e tintas são materiais que compõem os documentos. Toda intervenção nos documentos deve ser realizada por profissionais que vão intervir com o objetivo de salvar os documentos, com a técnica adequada para cada tipo de material que os compõem.

    Resposta: certa