SóProvas


ID
3961099
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Considerando-se que a vida social é fundamental à existência dos seres humanos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo. Os grupos familiares caracterizam-se por vínculos biológicos, mas sua constituição não se limita apenas ao aspecto da procriação e da preservação da espécie, pois é um fenômeno social.

As famílias são grupos primários, nos quais as relações entre os indivíduos são baseadas na força dos sentimentos entre as pessoas, o que justifica, muitas vezes, o amor existente entre pais e filhos adotivos, logo sem relação consanguínea.

    Assim, laços que unem os indivíduos em família não são sustentados pela lógica da troca, a partir de um cálculo racional. Ao contrário, a família é um grupo informal, ao qual as pessoas estão ligadas por afeto e afinidade e, por conta desses sentimentos, criam vínculos que garantem a convivência, além da cooperação econômica.

    Mesmo que por motivos quaisquer os indivíduos venham a se separar não mais residindo no mesmo local, obviamente continuam a constituir uma família, principalmente no aspecto legal.

    Embora seja um fenômeno social presente em todas as culturas, os grupos familiares e as relações de parentesco manifestam-se de formas peculiares, dependendo dos costumes de um determinado povo ou sociedade, podendo sofrer alterações como consequência direta das transformações sociais, econômicas e políticas, dentro de uma mesma cultura.

(brasilescola.uol.com.br/sociologia/família-não-apenas-um-grupo-masum-fenomeno-social.htm. Acesso em 21.10.2019. Adaptado)

Releia o trecho:

... a família é um grupo informal, ao qual as pessoas estão ligadas por afeto e afinidade...


As palavras destacadas podem ser substituídas sem alteração de sentido, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

     respectivamente, por: descontraído e semelhança.

  • ✅ Gabarito: D

    ✓ ... a família é um grupo informal, ao qual as pessoas estão ligadas por afeto e afinidade...

    ➥ INFORMAL= que não aparece ou se recusa a aparecer sob uma forma definida, reconhecível, descontraído, relaxado, despojado, etc.

    ➥ AFINIDADE= coincidência ou semelhança de gostos, interesses, sentimentos etc.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Significado das outras:

    excêntrico =  tudo aquilo que é extravagante, esdrúxulo, esquisito, ou seja, fora do comum.

    Acomodado= Quieto, satisfeito, sem grandes ambições, em estado de letargia, desmotivado. Pessoa acomodada: aquela que está satisfeita com sua condição atual.

  • afinidade = semelhaça ... OK!

  • Embora o significado não seja exato, é possível matar pelo contexto:

    Informal = Que não é formal; que não apresenta formalidades, regras, cerimônias, convenções ou etiquetas: texto informal; roupa informal.

    Descontraído = Que se comporta ou se expressa de maneira espontânea; que não sente vergonha; sem timidez: festa com pessoas descontraídas.

    Afinidade = Relação de conformidade, de aproximação com; simpatia: afinidade de gostos; afinidade entre a música e a poesia.

    Semelhança = Em que há ou demonstra haver relação ou afinidade entre seres, coisas, pontos de vista; que possui algo em comum; analogia: estão casados, mas não demonstram semelhança alguma.

    https://www.instagram.com/portugramas/ quer mapas mentais, mnemônicos e muito mais? siga-me no instagram

  • Que não cumpre formalidades:

    Sinônimos de Informal: descontraído, relaxado, despojado, familiar, íntimo, esportivo, esporte, desportivo, simples, natural, coloquial.

  • Informal=descontraído

    Nunca nem imaginei.

  • O português e suas peculiaridades...

    Fulano é informal = descontraído. rsrsrs!!

  • Podem até estar como sinônimos no dicionário, mas essas palavras trazem sentidos bem diferentes pra mim...

    Imagina ver duas manchetes assim:

    "Aumenta o trabalho informal no Brasil"

    "Aumenta o trabalho descontraído no Brasil"

  • Quando a questão cobrar a substituição de palavras por outras correspondentes semanticamente, deve-se proceder da seguinte maneira:


    1)  tente identificar o significado de uma palavra, inicialmente, pela leitura das suas partes constitutivas (prefixos, radicais, sufixos, por exemplo). Essas partes nos remetem aos sentidos de origem que a palavra apresenta.


    2)   busque sinônimos (termos que tenham o mesmo sentido) das palavras sinalizadas pela banca para, por associação de significados, identificar se há correspondência semântica com as palavras presentes nas opções.


    3)   caso a verificação de sinônimos não seja suficiente para identificar ou supor sentidos equivalentes entre as palavras em análise, retorne ao fragmento do texto para melhor compreensão do sentido daquele termo no contexto do qual faz parte.

    De acordo com o enunciado da questão, as palavras “informal" e “afinidade" devem ser substituídas por outras equivalentes semanticamente. Identificamos, pela composição do primeiro termo, que o prefixo “IN-" apresenta ideia de negação e a base “formal" expressa significado relativo a “pomposo", “cerimonioso". Logo, “informal" é aquele ou aquilo que se caracteriza por não ser solene, ao contrário, por ser descontraído, “sem cerimônias". Já “afinidade" nos remete à palavra “afim", que significa “semelhança" ou “interesse comum".


    Com base nas explicações anteriores, examinemos as opções:


    A)   natural e dificuldade. 

    ERRADA.

    “natural" tem relação com aquilo ou aquele que está próximo ao estado de natureza. Não é o que acontece com quem está, em determinada situação de comunicação, “informal", tendo em vista que a informalidade é característica de situações mais descontraídas que as naturais. Já “dificuldade" nada tem de relação semântica com “afinidade", muito pelo contrário, pois o que se espera entre pessoas afins é que elas não encontrem dificuldades de relacionamento entre si.


    B) excêntrico e simpatia. 

    ERRADA.

    “Excêntrico" é aquele ou aquilo que está “afastado do padrão, do centro", ou ainda, o que é considerado, por essa razão, “estranho" a certo perfil esperado socialmente. Não é o que ocorre com “informal", pois a descontração não sinaliza alguém como “excêntrico", embora este possa, muitas vezes, estar em estado de informalidade. Atente para o fato de que a letra B é descartada como possibilidade de gabarito apenas por essa palavra, já que “simpatia" pode ser substituída por “afinidade", por significar aproximação entre pessoas, que se ligam por sentimentos e semelhanças diversas. As pessoas que são “simpáticas" umas às outras têm “afinidades" entre si.


    C) excêntrico e acomodação. 

    ERRADA.
    Como mencionado, “excêntrico" não se corresponde semanticamente a “informal". E “acomodação", referente a características de pessoas, tem relação com um profundo estado de mansidão, inércia comportamental ou até apatia. Esses significados em nada se relacionam com o da palavra “afinidade".

    D) descontraído e semelhança. 

    CORRETA.

    Verificamos anteriormente que o “informal" é o que se encontra “descontraído" e os que têm afinidades, apresentam “semelhanças" variadas, a ponto de compartilharem situações, aspectos de personalidade, opiniões e sentimentos. Por essas razões, a resposta se encontra na letra D.



    E) determinado e simpatia.

    ERRADA.

    Assim como na letra B, a letra E pode ser descartada pela palavra “determinado", que significa “obstinado", “decidido", sentido que não têm relações com o de “informal".


    Resposta: D

  • Certa é alternativa D...qonde vcs estao vendo descontraído aí

  • É questão de ir por eliminação galera, saibam interpretar...

  • Sinceramente? Faço nem ideia de como acertei essa. Nunca, jamais, em meus mais profundos sonhos iria imaginar que Informal seria sinonimo de descontraído; ainda mais nesse contexto. Familia descontraída? WTF...

  • Quando uma pessoa não consegue acertar TODAS as perguntas de português, isso demonstra que esta língua tem regras completamente inúteis e desnecessárias.