SóProvas


ID
3961102
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Considerando-se que a vida social é fundamental à existência dos seres humanos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo. Os grupos familiares caracterizam-se por vínculos biológicos, mas sua constituição não se limita apenas ao aspecto da procriação e da preservação da espécie, pois é um fenômeno social.

As famílias são grupos primários, nos quais as relações entre os indivíduos são baseadas na força dos sentimentos entre as pessoas, o que justifica, muitas vezes, o amor existente entre pais e filhos adotivos, logo sem relação consanguínea.

    Assim, laços que unem os indivíduos em família não são sustentados pela lógica da troca, a partir de um cálculo racional. Ao contrário, a família é um grupo informal, ao qual as pessoas estão ligadas por afeto e afinidade e, por conta desses sentimentos, criam vínculos que garantem a convivência, além da cooperação econômica.

    Mesmo que por motivos quaisquer os indivíduos venham a se separar não mais residindo no mesmo local, obviamente continuam a constituir uma família, principalmente no aspecto legal.

    Embora seja um fenômeno social presente em todas as culturas, os grupos familiares e as relações de parentesco manifestam-se de formas peculiares, dependendo dos costumes de um determinado povo ou sociedade, podendo sofrer alterações como consequência direta das transformações sociais, econômicas e políticas, dentro de uma mesma cultura.

(brasilescola.uol.com.br/sociologia/família-não-apenas-um-grupo-masum-fenomeno-social.htm. Acesso em 21.10.2019. Adaptado)

Considere a passagem:


    As famílias são grupos primários, nos quais as relações entre os indivíduos são baseadas na força dos sentimentos entre as pessoas, o que justifica, muitas vezes, o amor existente entre pais e filhos adotivos, logo sem relação consanguínea.


Nesse trecho, o vocábulo destacado que expressa o sentido de ausência e privação é: 

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    ✓ As famílias são grupos primários, nos quais as relações entre os indivíduos são baseadas na força dos sentimentos entre as pessoas, o que justifica, muitas vezes, o amor existente entre pais e filhos adotivos, logo sem relação consanguínea.

    ➥ A preposição SEM marca um valor semântico de ausência de algo; há ausência de relação consanguínea.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Poxa quem dera se as questões sempre fossem assim rs

  • A questão requer conhecimentos sobre o emprego e o valor semântico das preposições.


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA - A preposição em contraída com o artigo definido os não tem significação, apenas integra o pronome relativo “os quais" devido a regência.


    ALTERNATIVA (B) INCORRETA - A preposição entre designa uma situação intermediária.


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA - A preposição em contraída com o artigo definido a não tem significação, apenas relaciona o termo “baseadas" ao termo “força". Trata-se de uma regência nominal.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA - A preposição de contraída com o artigo definido os designa posse, visto que os sentimentos pertencem a alguém.


    ALTERNATIVA (E) CORRETA - A preposição sem, no contexto da questão, designa ausência, privação de algo, pois é sabido que os filhos adotivos não têm vínculo biológico com seus pais adotivos.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

  • Parece que não, mas é muito importante ter em mente o conceito detalhado e a classe gramatical dessas pequenas palavras:

    Letra A: nos = contração da preposição "em" + artigo definido "os"

    Letra B: entre = preposição que indica lugar ou espaço intermediário

    Letra C: na = contração da preposição "em" + artigo definido "a"

    Letra D: dos = contração da preposição "de" + artigo definido "os"

    Letra E: preposição que indica ausência falta, privação etc...

    https://www.instagram.com/portugramas/ --> para ter acesso a mapas gratuitos e dicas, siga-me no instagram

  • "Sem", fora de contexto algum, PODE ATÉ expressar ausência. Agora, que sentido de ausência e privação existe no contexto em que está? Af.

  • Não fuja do óbvio.

  • Ele têm amigos, primos, irmãos, é concursado da Receita, mas mesmo assim, vive SEM felicidade. Observe que, apesar de ter tudo, SEM a felicidade, ele não consegue ser completo. Ou seja, o SEM demostra que alguma coisa está faltando.