-
A mediação é conceituada por Sales (2007, p.23) como:[...] um procedimento consensual de solução de conflitos por meio do qual uma terceira pessoal imparcial –escolhida ou aceita pelas partes –age no sentido de encorajar e facilitar a resolução de uma divergência. As pessoas envolvidas nesse conflito são as responsáveis pela decisão que melhor a satisfaça. A mediação representa um mecanismo de solução de conflitos utilizado pelas próprias partes que, motivadas pelo diálogo, encontram uma alternativa ponderada, eficaz e satisfatória.
-
A questão, para ser respondida corretamente, exige que o candidato tenha conhecimentos sobre as formas de resolução de conflitos nas organizações. Vamos analisar as alternativas apresentas e assinalar a que se encaixa ao que o enunciado nos apresenta.
A - INCORRETA. A conciliação é a busca por um acordo justo entre as partes que estão envolvidas em algum tipo de conflito. Vale dizer que, é caracterizada por uma pessoa alheia à relação conflituosa (investida nessa posição por imposição legal ou por convite de uma das partes), que ouve as partes e coordena as possibilidades de acordo. É comum o conciliador originar propostas e fazer certa pressão sobre as partes, visando que cheguem logo a um acordo.
B - INCORRETA. Negociação é o processo de tomar conjuntas quando as partes envolvidas têm interesses distintos. Elas se juntam para negociar uma forma de solucionar o conflito. A negociação envolve a apresentação de demandas por uma das partes, avaliação pela outra, seguida de concessões e contrapropostas.
C - INCORRETA. Arbitragem é a forma solucionar um conflito mediante a a escolha de um terceiro, pelas partes conflitantes, para decidir sobre o conflito. Nota-se que o árbitro é da confiança de ambas as partes, age de forma neutra e mediante o compromisso mútuo (das partes) de que acatarão sua decisão.
D - CORRETA. A mediação busca, por meio de um agente imparcial, aproximar as partes conflituosas, buscando aproximar os contendores, tentando esclarecer o conflito e obter propostas originadas pelas partes, encorajando-as a solucionarem a questão. O mediador pode ser escolhido por uma ou por todas as partes envolvidas, mas jamais origina propostas ou faz pressão sobre as partes.
Após analisar cada uma das alternativas apresentadas, chegamos à conclusão de que a questão se refere à mediação. Portanto:
GABARITO: D
Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
-
Mediação = precisa de um terceiro, mediador
-
RESPOSTA D
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5
-
GABARITO LETRA D
DIREITO PROCESSUAL CIVIL.
Art. 165. Os tribunais criarão centros judiciários de solução consensual de conflitos, responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição.
§ 2o O conciliador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, poderá sugerir soluções para o litígio, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação para que as partes conciliem.
§ 3o O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
DICA!
--- > Conciliador: Não tem vinculo entre as partes.
--- > Mediador: tem vinculo entre as partes
-
Conciliador:
• preferencialmente que Não tenha vinculo entre as partes.
• Poderá Sugerir Soluções.
Mediador:
• preferencialmente que tenha vinculo entre as partes
• auxiliará as partes a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que por si próprios elas encontrem a solução.
-
-
D
Mediação.