SóProvas


ID
3963502
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Muito devagar e sempre

    Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos. Apesar da elevada informalidade no mercado, há sinais de que a situação pode melhorar adiante.
    Dados recém-divulgados mostraram a criação líquida de 157,2 mil vagas com carteira assinada em setembro, no resultado mais positivo para o mês desde 2013. Outra novidade é a geração em todos os principais setores, incluindo os mais atingidos pela crise, como a construção civil.
    É verdade que os dados totais do mercado de trabalho, coletados pelo IBGE, contam uma história menos favorável. Mostra-se a criação de 1,84 milhão de vagas no período de 12 meses até agosto, com prevalência de ocupações na maior parte mais precárias (95% delas sem carteira ou por conta própria).
    Nada menos que 41% da população ocupada está na informalidade, e outras cifras suscitam preocupação. A taxa de desemprego tem caído lentamente – na média do trimestre junho-agosto foram 11,8%, ante 12,1% no período correspondente do ano passado. A desocupação ainda atinge 12,6 milhões de brasileiros.
    Embora o desempenho recente recomende cautela, os indícios são de continuidade na abertura de postos de trabalho. Uma coletânea de fatores pode impulsionar gradualmente a economia.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 22.10.2019. Adaptado)

Uma afirmação coerente com as informações apresentadas no editorial é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa

    C

  • Alternativa C

    Notamos nestes trechos:

    "Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos".

    " A taxa de desemprego tem caído lentamente – na média do trimestre junho-agosto foram 11,8%, ante 12,1% no período correspondente do ano passado. A desocupação ainda atinge 12,6 milhões de brasileiros."

  • Sempre acho esse tipo de questão difícil. Sinceramente não consigo encontrar respaldo no texto para a alternativa correta. Até acertei, mas foi mais por eliminação.

  • Editorial dá voltas, enrola pra dizer de forma maquiada que a economia e emprego vão mal.

  • Gab - C

    => Embora o desempenho recente recomende cautela, os indícios são de continuidade na abertura de postos de trabalho. Uma coletânea de fatores pode impulsionar gradualmente a economia.

    #Persistamos!!

  • Me parece que o texto da a entender que a economia acompanha a geração de empregos e não o contrário. De qualquer forma a letra C seria a menos errada, então né, vida que segue...