SóProvas


ID
3963508
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Muito devagar e sempre

    Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos. Apesar da elevada informalidade no mercado, há sinais de que a situação pode melhorar adiante.
    Dados recém-divulgados mostraram a criação líquida de 157,2 mil vagas com carteira assinada em setembro, no resultado mais positivo para o mês desde 2013. Outra novidade é a geração em todos os principais setores, incluindo os mais atingidos pela crise, como a construção civil.
    É verdade que os dados totais do mercado de trabalho, coletados pelo IBGE, contam uma história menos favorável. Mostra-se a criação de 1,84 milhão de vagas no período de 12 meses até agosto, com prevalência de ocupações na maior parte mais precárias (95% delas sem carteira ou por conta própria).
    Nada menos que 41% da população ocupada está na informalidade, e outras cifras suscitam preocupação. A taxa de desemprego tem caído lentamente – na média do trimestre junho-agosto foram 11,8%, ante 12,1% no período correspondente do ano passado. A desocupação ainda atinge 12,6 milhões de brasileiros.
    Embora o desempenho recente recomende cautela, os indícios são de continuidade na abertura de postos de trabalho. Uma coletânea de fatores pode impulsionar gradualmente a economia.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 22.10.2019. Adaptado)

A frase inicial do texto – Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos. – indica que

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    a estagnação da criação de empregos gera intranquilidade no mercado econômico e dificulta a retomada da economia

    Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos. Apesar da elevada informalidade no mercado, há sinais de que a situação pode melhorar adiante.

  • exasperar: Tornar(-se) mais intenso; agravar(-se), exacerbar(-se)

    letargia:  Estado depressivo, caracterizado por incapacidade de reagir e de revelar emoções; apatia, inércia.

    GABARITO -> [A]

  • A meu meu ver, a questão extrapola de sobremaneira o que está na frase em questão. Em nenhum momento se pode inferir da frase "Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos" que a estagnação na criação de empregos gera intranquilidade no mercado. Não faz sentido algum. Pra mim, questão sem gabarito. Ah, e o comentário da professora - data venia - diz que levando em conta o resto do texto, poderia-se chegar nessa alternativa (A); CONTUDO, a questão nao pede pra analisar o texto todo, fala RESTRITIVAMENTE sobre a frase transcrita, apenas. Logo, apenas com essa frase, não é possível chegar à alternativa correta considerada pela banca.

  • Gabarito A

    Primeiramente precisamos saber o significado das palavras para entendermos o texto:

    exasperante: adjetivo Irritante; que causa irritação, que faz com que alguém fique enfurecido.

    letargia: incapacidade de reagir e de expressar emoções; inércia e/ou desinteresse.

    Agora vamos analisar o enunciado: "Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos"

    Agora podemos entender a alternativa "a": a estagnação da criação de empregos gera intranquilidade no mercado econômico e dificulta a retomada da economia.

    estagnação: falta de progresso, de movimento, de atividade; paralisação.

    A alternativa "a" diz exatamente o que está no enunciado, portanto é a nossa alternativa correta.

    Obs: Já errei bastante essa alternativa, mas, depois que procurei saber o significado dessas palavras, consegui compreender melhor o texto.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Letargia: imobilidade, coisa que não anda, que está emperrada, estagnada.

    Letargia sinônimo de estagnação.

    Gabarito A