SóProvas


ID
3963517
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Muito devagar e sempre

    Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos. Apesar da elevada informalidade no mercado, há sinais de que a situação pode melhorar adiante.
    Dados recém-divulgados mostraram a criação líquida de 157,2 mil vagas com carteira assinada em setembro, no resultado mais positivo para o mês desde 2013. Outra novidade é a geração em todos os principais setores, incluindo os mais atingidos pela crise, como a construção civil.
    É verdade que os dados totais do mercado de trabalho, coletados pelo IBGE, contam uma história menos favorável. Mostra-se a criação de 1,84 milhão de vagas no período de 12 meses até agosto, com prevalência de ocupações na maior parte mais precárias (95% delas sem carteira ou por conta própria).
    Nada menos que 41% da população ocupada está na informalidade, e outras cifras suscitam preocupação. A taxa de desemprego tem caído lentamente – na média do trimestre junho-agosto foram 11,8%, ante 12,1% no período correspondente do ano passado. A desocupação ainda atinge 12,6 milhões de brasileiros.
    Embora o desempenho recente recomende cautela, os indícios são de continuidade na abertura de postos de trabalho. Uma coletânea de fatores pode impulsionar gradualmente a economia.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 22.10.2019. Adaptado)

Nas passagens do 4o parágrafo – A taxa de desemprego tem caído lentamente – e – A desocupação ainda atinge 12,6 milhões de brasileiros. –, os termos destacados expressam, correta e respectivamente, circunstâncias de

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

     A taxa de desemprego tem caído lentamente – e – A desocupação ainda atinge 12,6 milhões de brasileiros. –, os termos destacados expressam, correta e respectivamente, circunstâncias de modo e tempo.

  • – A taxa de desemprego tem caído lentamente – e – A desocupação ainda atinge 12,6 milhões de brasileiros. Acredito que o termo destacado deveria ser o "ainda", na questão temos um advérbio de modo, "lentamente", era o modo como a taxa caia e "ainda" um advérbio de tempo. (Gab B)

  • LENTAMENTE= CIRCUNSTÂNCIAS DE MODO.

    OBS: A GRANDE PARTE DOS VOCÁBULOS TERMINADOS EM -MENTE SÃO CIRCUNSTANCIAS QUE EXPRESSAM MODO.

    AINDA= TEMPO: AGORA, JÁ, JAMAIS, AINDA ETC.

    GABARITO B

  • MODO como tem caído = lentamente

  • A TAXA DE DESEMPREGO TEM CAÍDO LENTAMENTE (devagar/modo)

    A DESOCUPAÇÃO AINDA ATINGE (atinge até hoje/tempo)

    Gabarito: B

  • Fiquei confuso, como que ainda é advérbio de modo?

  • Modo= bem ,mal , depressa, devagar , bondosamente, generosadamente, cuidadosamente, especialmente, igualmente

  • Vunesp ama as palavras terminadas em mente com sentido de modo. Também ama o vocábulo quando no sentido de tempo. Fiquem espertos! Ela é repetitiva nisso.

  • Muito cuidado a questões assim, o lentamente lendo rápido pode parecer intensidade.

    Mas antes de mais nada faz a pergunta DO ''COMO????''

    BIZU brabo é focar nessas que terminam em ''mente'' via de regra são modo.