LETRA A
Os microssistemas são os contextos mais imediatos, de maior proximidade, em que os individuos participam directamente. Do microssistema fazem parte os contextos onde as pessoas estabelecem relações face a face, tais como familia, a escola, o grupo de colegas e amigos. Nestes ambientes, os individuos interagem directamente e com continuidade, não apenas com outras pessoas que neles participam, mas também com os objectos e simbolos presentes.
Do mesossistema fazem parte as interações e os rpocessos que ocorrem entre dois ou mais contextos do microssistema. Para ti, que estás a estudar, a escola e a familia fazem parte do nosso microssistema; as relações que se estabelecem entre a escola e a familia, ou as relações entre a escola e o grupo de amigos, fazem parte do mesossistema. Do mesossistema dos teus pais, por exemplo, fazem parte as relações entre a familia e o local de trabalho, ou entre o seu grupo de amigos e a familia.
O exossistema é também, tal como o mesossitema, um sistema de ligação entre contextos. Neste caso, a pessoa em desenvolvimento participa directamente apenas num deles. Se me colocarem no centro, na posição da pessoa em desenvolvimento, faz parte do meu exossistema.
O macrossistema constitui o sistema mais alargado em termos dos contextos de vida de qualquer individuo. Dele fazem parte os padrões socioculturais, as instituições politicas e sociais, os valores e significados partilhados, as crenças, os costumes e os estilos de vida, os recursos materiais e simbólicos que se encontram disponiveis num determinadao contexto de desenvolvimento. O cronossistema permite incorporar no contexto de vida uma dimensão temporal. Esta dimensão inclui mudanças que podem ser tanto graduais como abruptas. As mudanças ao nível do cronossistema podem, ainda, ser centradas no ambiente ou na pessoa em desenvolvimento, podem ter diferentes graus de consistência.