Sobre dependência química, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Hoje, dentro de uma visão pós-moderna da evolução do conceito de dependência, há a questão do consumo e de problemas que podem ir tanto de nenhum até o pesado, entendendo isso como um continuum e não mais como uma visão unitária da questão.
( ) As intervenções clínicas incluem tratamentos comunitários, internações, fármacos e psicoterapias. Dentro das propostas psicoterapêuticas existem diferentes modalidades de intervenção: individual, grupal e familiar.
( ) Atualmente, é reconhecida a importância da inclusão da família no tratamento para dependentes, porém a cultura de tratamento enfatiza mais a família do que o usuário.
Com relação à psicoterapia em intervenções na Dependência Química, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Dentro das psicoterapias, nos deparamos com várias propostas interventivas com diferentes referenciais teóricos e modalidades: a cognitivo-comportamental, a prevenção de recaída, a terapia motivacional, a psicodinâmica, a terapia individual, a de grupo e a de família. Esta última vem ganhando força na área do tratamento de dependentes de drogas no Brasil.
( ) As intervenções breves também
chamam atenção para a importância de
detectar precocemente o problema na
rede básica de atenção à saúde, pois,
muitas vezes, a pessoa está em fase
intermediária do problema e
dificilmente buscará tratamento em um
serviço especializado para drogas.
Vários resultados com intervenções
breves apontam que estas não são
menos efetivas do que as intervenções
mais longas, principalmente se a
pessoa ainda não desenvolveu a
dependência.
Com relação ao desenvolvimento de situações de criminalidade, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O desenvolvimento do adolescente estará em perigo, especialmente a sua futura adaptação, se ele continuar a evoluir em uma família inábil, desviante, conflitual ou punitiva.
( ) Adolescentes que sofreram maus tratos têm maior probabilidade de se envolverem com atos infracionais e a serem antissociais do que aqueles que não sofreram quando crianças. O comportamento antissocial é, muitas vezes, o reflexo das experiências vividas na adolescência.
( ) O adolescente que não possui uma família estruturada, ou seja, que não tem um lar, que tem pais ausentes, os quais não atendem às suas mínimas necessidades, veem a criminalidade como uma alternativa de mudar seu modo de vida.
Sobre as resoluções do Conselho Federal de Psicologia quanto ao tratamento da homoafetividade como doença, analise as assertivas abaixo.
I. Os Psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.
II. Os Psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades.
III. Os Psicólogos não se pronunciarão nem participarão de pronunciamentos públicos nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica.
É correto o que se afirma em
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Conceitua-se ______________ como sendo um processo sistematizado com o intuito de promover a aquisição de habilidades, regras e atitudes, resultando em uma melhor adequação entre as características dos colaboradores e as exigências diante de sua função.
Sobre desenvolvimento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Um fenômeno que aparece dentro do próprio indivíduo como consequência dos esforços do mesmo, caracterizando-se pela mudança de comportamento que ocorre cotidianamente em todas as pessoas.
( ) Processo de longo prazo que intervém positivamente nas capacidades dos empregados, bem como em sua motivação, tornando-os figuras valiosas para a empresa. Neste contexto, o desenvolvimento inclui o treinamento, a carreira e outras experiências.
( ) Uma linha de crescimento com diversos estágios; dessa forma, sempre que um indivíduo conclui um estágio, ele já está preparado para começar um novo desafio para o seu desenvolvimento pessoal.
Com relação à sexualidade e à velhice, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) À medida que a idade avança, os preconceitos e mitos também se encontram presentes, particularmente os sexuais. São as pessoas idosas quem, na nossa sociedade, mais sofrem e são alvo desses mitos e ideias errôneas, a maior parte deles infundados e assentes em um mero desconhecimento sobre o próprio processo de envelhecimento.
( ) Diz-se que o idoso não tem interesse sexual, que não precisa de sexo e, além de tudo, é feio pensar e/ou fazer sexo quando se está em uma idade mais avançada. Noções errôneas sobre sexualidade avolumam-se. O idoso que tem uma atividade sexual em demasia reduz a potência, os idosos deixam de sentir prazer. Exatamente o contrário é verdadeiro. Uma atividade sexual regular funciona como estímulo a novas relações sexuais. Dessa forma, a sexualidade (não apenas a genitalidade) desenvolve-se à medida que o sujeito a vivencia.