COMENTÁRIO: A questão perde para selecionarmos o item correto, vejamos então.
A) É proibida entrada de pessoas não autorizadas. (INCORRETO)
Construções como: É BOM...; É PROIBIDO...; É PERMITIDO...; com determinantes variam e sem determinantes são invariáveis.
A seguir, alguns exemplos:
- A (determinante) permanência de pessoas autorizadas é permitida.
Em contraposição, sem determinante, teremos:
- (x) Permanência de pessoas autorizadas é permitido (Embora a construção seja foneticamente estranha, é gramaticalmente correta.)
- A (determinante) água é boa (correto)
- (x) água é bom (correto, sem determinante é invariável)
- A (determinante) entrada de estranhos é permitida (correto)
- (x) Entrada de estranhos é permitido (correto, sem determinante é invariável)
- A permanência é proibida (correto)
- (x) Permanência é proibido (correto, sem determinante é invariável)
Retornando ao nosso item e o colocando na ordem direta temos: (x) Entrada de pessoas não autorizadas é proibida . Notem que não há determinante e, ainda assim, a construção varia, portanto, esse item está incorreto.
B) O réu e o advogado de defesa permaneceram alerta quando foi dado o veredito. (CORRETO)
Pessoal, nesse item, temos um caso de dois ou mais substantivos ( O réu e o advogado) qualificados por um único adjetivo (alerta) que está posposto a esses substantivos. Nesse caso, temos concordância facultativa, ou seja, podemos efetuar a concordância com o termo mais próximo ou concordar com os dois termos. Ilustrando, teremos o seguinte:
Primeiro caso: O réu e o advogado de defesa permaneceram alerta... (é o caso do nosso item, o adjetivo "alerta" concorda com "advogado", que é o termo, de fato, mais próximo, essa construção é possível e o item está correto e é o gabarito)
Segundo caso: O réu e o advogado de defesa permaneceram alertas... (não é o caso da questão, mas conforme exposto anteriormente é uma construção que também é admitida)
OBS: Se o adjetivo viesse anteposto aos dois ou mais substantivos, a única forma possível de concordância seria a concordância com o termo mais próximo.
Exemplo: "Novas revistas e livros estavam no local". Revistas e livros são substantivos e o adjetivo novas está anteposto a ambos, logo, o adjetivo deve concordar com o termo mais próximo.
C) A esposa do réu estava cabisbaixo (cabisbaixa) durante todo o julgamento. (INCORRETA)
D) Houve um e outro advogado escolhido para representar o réu. (CORRETA)
Sinceramente, eu acredito que o caso da alternativa D é idêntico ao da alternativa B. Ou seja, dois ou mais substantivos (Um e Advogado) qualificados por um único adjetivo (escolhido), nesse caso, pode concordar com o mais próximo: Houve um e outro advogado escolhido para representar o réu) ou, ainda, pode concordar com os dois: Houve um e outro advogado escolhidos para representar o réu. Acredito que a questão seja passível de anulação.
Em caso de erro, corrijam-me.
Abraço a todos.