SóProvas


ID
3967183
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Nova Friburgo - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos princípios de controle e auditoria, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Controle interno e externo e auditoria interna e externa se assemelham, pois possuem atividades e propósitos idênticos.
( ) O controle externo do Executivo é exercido exclusivamente pelo Tribunal de Contas.
( ) Os órgãos da administração direta devem manter sistema próprio de controles internos.
( ) Ao Poder Legislativo é facultado manter ou não sistemas de controle interno.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O controle externo do Executivo é exercido exclusivamente pelo Tribunal de Contas. (É exercido pelo Legislativo com auxílio do Tribunal de Contas)

  • CONTROLE EXTERNO - Fiscalização exercida pelo Congresso Nacional sobre os atos e atividades da administração pública, para que tais atos e atividades não se desviem das normas preestabelecidas. Esse controle abarca a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas. Trata-se de controle político por excelência das atividades do Estado, exercido pelo Poder Legislativo, destinando-se a comprovar a probidade dos atos da administração, a regularidade dos gastos públicos e do emprego de bens, valores e dinheiros públicos e a fiel execução da lei orçamentária. No Brasil, o controle externo exercido pelo Poder Legislativo conta com o auxilio pelo Tribunal de Contas da União