SóProvas


ID
3968614
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Arapongas - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No campo dos direitos sociais, embora a atual Constituição seja portadora de avanços consideráveis frente à história brasileira, as mazelas do legado das desigualdades sociais e dos longos períodos de crise na economia revelaram-se em obstáculos reais para sua implementação (MATTEI, 2019). É CORRETO afirmar sobre as medidas econômicas e seus rebatimentos sobre a política social no Brasil:


I. Ancorada fortemente nos preceitos do ajuste econômico proposto pelo Consenso de Washington, as condições para as reformas nos programas de seguridade social, uma vez que a retomada do crescimento econômico e as mudanças no papel do Estado foram consideradas essenciais para se obter melhorias na esfera social.

II. O modelo implementado nos anos 1990, antagônico às orientações constitucionais, demonstra que o projeto político-econômico conduzido no Brasil nas últimas décadas exclui a política social. Nesse aspecto, a política social passa a ser inteiramente subordinada à orientação macroeconômica.

III. O projeto político e econômico da grande burguesia brasileira, sintonizado com a mundialização exclui uma articulação de política social, pública, cujo formato tenha como suposto um Estado que ponha limites políticos democráticos à lógica do capital, que tenha por eixo uma função democrático-reguladora em face do mercado.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Precisamos de professores comentando as questões de serviço social ….

  • Gab: B (I e III corretas).

    Texto base: Sistema de proteção social brasileiro enquanto instrumento de combate à pobreza. Lauro Francisco Mattei.

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802019000100057

    (V) I.A estabilidade econômica obtida durante o Governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), entre 1995-2002, esteve ancorada fortemente nos preceitos do ajuste econômico proposto pelo Consenso de Washington, em que a desregulamentação dos mercados, a liberalização comercial e a reforma do Estado figuravam como elementos centrais. A partir daí estavam dadas as condições para as reformas nos programas de seguridade social, uma vez que a retomada do crescimento econômico e as mudanças no papel do Estado foram consideradas essenciais para se obter melhorias na esfera social.

    (F)II.O modelo implementado nos anos 1990 é antagônico às orientações constitucionais. Paulo Netto (1999) demonstra que o projeto político-econômico conduzido no País nas últimas décadas não exclui a política social, mas a situa numa perspectiva inteiramente diversa daquela que está inscrita na Constituição de 1988. O projeto em curso interdita a costura e a concretização de políticas sociais capazes de efetivamente restringir a voracidade do capital. Nesse aspecto, a política social passa a ser inteiramente subordinada à orientação macroeconômica que, por sua vez, é constituída de acordo com os ditames do grande capital. O autor complementa afirmando que o projeto político da grande burguesia brasileira, sintonizado com a mundialização, não exclui a vigência de políticas sociais. O que ele exclui é uma articulação de política social, pública e imperativa, cujo formato tenha como suposto um Estado que ponha limites políticos democráticos à lógica do capital, que tenha por eixo uma função democrático-reguladora em face do mercado.

    (V)III. O autor complementa afirmando que o projeto político da grande burguesia brasileira, sintonizado com mundialização, não exclui a vigência de políticas sociais. O que ele exclui é uma articulação de política social, pública e imperativa, cujo formato tenha como suposto um Estado que ponha limites políticos democráticos à lógica do capital, que tenha por eixo uma função democrático-reguladora em face do mercado.

  • Dica: notifiquem o QC na aba central de ajuda a ausência de professores comentando as questões... se reclamarmos somente aqui o impacto é zero
  • Verdade sinto falta de vídeos com explicações de professores do Serviço Social.

  • I. Ancorada fortemente nos preceitos do ajuste econômico proposto pelo Consenso de Washington, as condições para as reformas nos programas de seguridade social, uma vez que a retomada do crescimento econômico e as mudanças no papel do Estado foram consideradas essenciais para se obter melhorias na esfera social. (certo)

    No neoliberalismo a política social é subordinada a política econômica, ora, então, em tese, as melhorias na esfera social ocorrem quando a esfera econômica também vai bem! Não tem como a econômica ir mal e a esfera social ir bem, visto que esta é subordinada aquela, obviamente, isso, na perspectiva do neoliberalismo.

    II. O modelo implementado nos anos 1990, antagônico às orientações constitucionais, demonstra que o projeto político-econômico conduzido no Brasil nas últimas décadas exclui a política social. Nesse aspecto, a política social passa a ser inteiramente subordinada à orientação macroeconômica. (errado)

    De fato, o neoliberalismo subordina a Política Social à lógica da estabilização econômica, mas ela não exclui a Política Social, apenas limita a sua amplitude tornando-a focalizada.

    III. O projeto político e econômico da grande burguesia brasileira, sintonizado com a mundialização exclui uma articulação de política social, pública, cujo formato tenha como suposto um Estado que ponha limites políticos democráticos à lógica do capital, que tenha por eixo uma função democrático-reguladora em face do mercado.(certo)

    O neoliberalismo resulta em uma desqualificação da questão social como sendo pública. Ao privatizar as políticas públicas, o Estado vem reduzindo o campo de intervenção profissional, e a tendência à “refilantropização” das políticas sociais e dos serviços torna-se uma realidade, que intensifica o processo de individualização dos problemas sociais, ao mesmo tempo que caracteriza a desqualificação profissional no trato da questão social.

  • Usei uma lógica simples para responder:

    Afirmação III certa por criticar a burguesia malvada;

    Afirmação II errada por afirmar que nas ultimas décadas exclui-se as politicas sociais e isso seria uma crítica ao santo lula, logo não pode estar certa

    Afirmação I crítica o sistema vigente e sonha que mudando papéis no Estado(revolução) melhoraria o social, logo certa.

    Enfim, marquei a alternava correta