SóProvas


ID
3972226
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Portão - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

De acordo com MANSUR, alucinação e delírio são manifestações psicopatológicas que podem se apresentar em pacientes psicóticos. Também a desorganização do discurso e do comportamento deve ser considerada quando do diagnóstico de psicose. Conforme o exposto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(   ) Pode-se definir alucinação e delírio como distúrbios da vida mental, em que o contato com a realidade mais formal e imediata está alterado
(   ) Alucinação e delírio nunca podem ocorrer juntos.
(   ) Habitualmente, as manifestações psicóticas são associadas à esquizofrenia, que inicia em adultos jovens e leva a uma deterioração global das funções mentais.

Alternativas
Comentários
  • Os delírios são juízos patologicamente falsos. Trata-se de conviccções extraordinárias, irrefutáveis. O conteúdo do delírio pode ser plausível ou bizarro. No caso de um delírio plausível, possível, o que permite sua identificação são os argumentos que o paciente usa para justificá-lo, que são implausíveis. Exemplo de delírio plausível é o de ciúmes, em que de fato o paciente pode estar sendo traído. Não plausíveis ou impossíveis, são, por exemplo, crenças de que há pequeno ETs no estômago, que comandam os pensamentos e atitudes do paciente.

    Os delírios são sempre patológicos, são irremovíveis, incompreensíveis, não sujeitos à prova de realidade. Trata-se de uma produção associal, idissincrática em relação à realidade sociocultural consensual.

    Podem ser primários, decorrentes de transtornos psicóticos como a esquizofrenia, ou secundários a alterações de outras funções psíquicas, como ocorre nas psicoses afetivas (depressão, mania), uso de substâncias, traumatismo craniano, condições metabólicas e médicas em geral. No delírio secundário, o tratamento da condição de base tende a eliminar a produção delirante.