-
D) A nova moradora do edifício não vai à reuniões convocadas pelo síndico.
→ Crase existe quando há contração da preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for feminina, mas plural, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
GABARITO. D
-
✅ Gabarito: D
❌ A nova moradora do edifício não vai à reuniões convocadas pelo síndico.
➥ PRIMEIRO PASSO: O que é crase? Em resumo, é um “fenômeno” da língua portuguesa que indica a fusão/união de duas vogais idênticas, o acento em “ à ” chama-se ⇒ acento grave. Basicamente: há “vocábulo exigindo” preposição “A” + artigo “A” = à.
➥ A LETRA D) ESTÁ INCORRETA. Vai a algum lugar (preposição "a"), porém, temos um substantivo feminino no plural; ele é acompanhando facultativamente pelo artigo definido "as". Correção: vai a reuniões (somente preposição= sentido genérico) OU vai às reuniões (preposição "a" + artigo definido "as"= sentido definido, especificado).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
A) Voltaremos à piscina mais tarde se não formos andar de bicicleta. (quem volta, volta de algum lugar - neste caso da piscina, tem crase)
B) Após a leitura do testamento procedeu-se à discussão entre os herdeiros. (o que procede-se, procede-se a algo) - tem preposição "a" - tem crase.
C) O ônibus chegou à rodoviária com 1 hora de atraso. (quem chega, chega a algum lugar) - tem preposição "a" - tem crase.
D) A nova moradora do edifício não vai à reuniões convocadas pelo síndico. (o verbo rege a preposição "a" mas logo em seguida aparece uma palavra no plural, portanto incorreto, ambos deveriam estar no plural para ocorrer a crase.)
GABARITO D. - Incorreta.
-
A questão exige conhecimento sobre a regra de crase e também sobre a regência verbal. Teremos que encontrar a alternativa que está indevidamente craseada.
Devemos saber que a crase é a contração de duas vogais idênticas e que a primeira delas sempre será a preposição "a" que se juntará ao artigo definido "a" ou ao pronome demonstrativo "a". Tendo essa informação podemos julgar as frases abaixo.
a) Em "Voltaremos à piscina"
Correta. O verbo "voltar" para indicar destino rege a preposição "a" e o substantivo feminino "piscina" aceita o artigo "a", dessa forma ocorrendo a crase com a união de ambas as vogais.
b) Em "procedeu-se à discussão"
Correta. O verbo "proceder" é transitivo indireto e rege a preposição "a" e o substantivo feminino "discussão" aceita o artigo "a", sendo assim ocorre a crase com a união de ambas as vogais.
c) Em "O ônibus chegou à rodoviária"
Correta. O verbo chegar exige a preposição "a" para indicar destino e o substantivo feminino "rodoviária" aceita o artigo "a", assim na união de ambas as vogais formando a crase.
d) Em "vai à reuniões"
Incorreta. Não há crase singular diante de palavra no plural.
GABARITO E
-
Regrinha básica:
Se o "a" está sozinho e o termo posterior é plural = Não use crase.
não vai à reuniões