SóProvas


ID
3972757
Banca
FADESP
Órgão
Câmara de Capanema - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quando a Constituição Federal, em seu art. 5°, inciso XXXIII, afirma que “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”, estamos diante do princípio da

Alternativas
Comentários
  • Tal direito constitui uma expressão do princípio da publicidade.

    Lembrando que publicação: ato formal ex. publicação no D.O , publicidade: conceito mais amplo

    Transparência ativa: próprio órgão divulga, obrigatório

    Transparência passiva: mediante solicitação dos administrados

  • A garantia constitucional do acesso às informações que sejam do interesse particular do cidadão, ou de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas submetidas legítima e excepcionalmente a sigilo, vem a ser clara materialização do princípio da publicidade.

    Afinal, ao se conferir publicidade aos atos da Administração e às informações de uma maneira geral, está-se buscando viabilizar a ciência de toda a sociedade acerca das ações e providências adotadas pelo Poder Público, em ordem a que possam ser objeto de controle não apenas pelos órgãos e instituições a tanto destinadas, como também pela sociedade como um todo, à luz dos princípios republicano e da cidadania.

    Neste sentido, o princípio da publicidade apoia-se, essencialmente, na ideia de transparência dos atos do Estado, sendo, portanto, o acesso às informações elemento base para que este objetivo possa ser alcançado com a eficiência desejada.

    Com as considerações acima, indica-se como correta a opção B.


    Gabarito do professor: B

  • Publicidade em questões de concurso é sinônimo de transparência.

    OBS:

    A publicidade exigida para os atos da administração é a formal e não material.

    Segundo a doutrina: Trata-se de premissa que proíbe a edição de atos secretos pelo poder público, definindo a ideia de que a Administração deve atuar de forma plena e transparente

    M.Carvalho

    Bons estudos!