SóProvas


ID
3973039
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Mesópolis - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto ao pronome, aponte a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre sintaxe e quer saber qual a classificação sintática do termo destacado em “O primeiro dia de aula cativou alguns alunos estudiosos.”. Vejamos:

     . 

    A) A diretora falou conosco mesmos, ainda na sala de aula.

    Errado. O certo seria: "A diretora falou conosco, ainda na sala de aula." OU "A diretora falou com nós mesmos, ainda na sala de aula.".

     . 

    B) Sua Excelência, o Deputado Almir Silva, poderá atendê-los na sexta-feira.

    Certo. Os pronomes de tratamento devem iniciar com "vossa" quando nos dirigimos diretamente à pessoa representada pelo pronome. Ex.: Vossa Excelência é íntegra. (Nesse caso, estamos falando diretamente com a pessoa). E devem começar com "sua" se estivermos fazendo referência a essa pessoa. Ex.: Sua Excelência é íntegra. (Nesse caso, estamos falando a respeito da pessoa).

     . 

    C) Os alunos levavam contigo os livros no final de semana.

    Errado. O certo seria: "Os alunos levavam consigo os livros no final de semana". Os pronomes pessoais oblíquos "si" e "consigo" referem-se ao próprio sujeito (são reflexivos). Ex.: João falou de si aos pais. Maria levava consigo todas as suas anotações.

     . 

    D) Não deve mais haver dúvidas entre tu e eu.

    Errado. O certo seria: "Não deve mais haver dúvidas entre mim e ti". Os pronomes pessoais retos "eu" e "tu" não podem vir precedidos de preposição, funcionando como complementos. Deve-se usar, portanto, os pronomes oblíquos correspondentes "mim" e "ti". Ex.: Não há cerimônias entre mim e ti. ("entre" é preposição).

     . 

    Gabarito: Letra B

  • "Sua Excelência, o Deputado Almir Silva, poderá atendê-los na sexta-feira"

    E quem garante que não está ocorrendo uma fala direta? Eu mesmo interpretei dessa forma, e entendi o "SUA" como normal, como uma resposta a uma possível pergunta da excelência no caso.

    A meu ver passível de anulação!