SóProvas


ID
3974695
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Jaíba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em Minas Gerais, estima-se que 10% da população acima de 20 anos tenha diabetes, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos diabéticos no estado. Sobre o cuidado com paciente que possui Diabetes Mellitus (DM) tipo 2, no Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Casos com hiperglicemia severa no diagnóstico (>300 mg/dl) podem se beneficiar de insulina desde o início. Outros fatores que podem nortear a escolha de um medicamento, além do custo, são as preferências pessoais. Ao combinar mais de um fármaco, levar em conta que a efetividade comparativa da adição de um novo hipoglicemiante oral mostra uma redução de 0,9% a 1,1% para cada novo fármaco acrescentado (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2013).

  • a) Cerca de metade das pessoas que atingiram o controle glicêmico com monoterapia requerem a associação de outra medicação dois anos depois.

    b) Recomenda-se iniciar metformina em doses baixas (500 mg ou 1/2 comprimido de 850 mg), única ou duas vezes ao dia, durante ou após as refeições (café da manhã e/ou jantar) para prevenir sintomas gastrointestinais. Após cinco a sete dias, caso não surjam efeitos adversos, a dose poderá ser aumentada para 850 mg a 1.000 mg ao dia. Na presença de efeitos gastrointestinais, a dose poderá ser diminuída e, em outro momento, uma nova tentativa de aumentá-la poderá ser feita. A dose efetiva é geralmente 850 mg, duas vezes ao dia, com modesto aumento da efetividade acima de 2,5 g ao dia.

    c) GABARITO.

    d) Pessoa com DM diagnosticada com controle metabólico inadequado e internada por complicações agudas nos últimos 2 meses é estratificada como risco alto/muito alto.

    Fonte: Caderno de atenção básica nº 36.