SóProvas


ID
397483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Segundo a metodologia PMI, o gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A organização pode ser tanto o comprador como o vendedor dos produtos, serviços ou resultados de um projeto. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Nos contratos de custo mais remuneração de incentivo (CMRI), o fornecedor é reembolsado por todos os seus custos legítimos, mas boa parte da remuneração só é recebida se forem cumpridos determinados critérios de desempenho amplos e subjetivos, definidos e incorporados ao contrato.

Alternativas
Comentários
  • Capitulo 12 - Gerencia de Aquisições - pag 323, pmbok 2008 oficial

     Contratos de custo mais remuneração de incentivo (CMRI).  
    ? O fornecedor é reembolsado por todos os custos permitidos para a realização do trabalho e recebe uma remuneração de incentivo pré-determinada se alcançar determinados objetivos de desempenho estabelecidos no contrato. Nos contratos CMRI, se os custos finais forem menores ou maiores do que os
    custos originais estimados, tanto o comprador como o fornecedor compartilham os custos das diferenças com base em uma fórmula de compartilhamento de custos pré-negociada.

    Por exemplo, uma divisão 80/20 dos valores que estiverem acima/abaixo dos custos-alvo no desempenho real do fornecedor.
  • Sinceramente já fiquei ligado somente pelo fato de usar "critérios de desempenho amplos e subjetivos". Acho que devem ser bem objetivos para não ter problema algum.
  • segundo pmbok, objetivos (no caso da questão requisitos que devem ser cumpridos) devem seguir a regra SMART

    S - Specific
    M - Measurable
    A - Acuratte
    R - Realistic
    T - Timely

    portanto, deve ser especifico, exato, passível de ser alcançado e medido, e deve ter tempo estimado.

    assim, ao colocar amplos e subjetivos, ele contraria esta exigência, errada a questão.
  • Essa questão refere-se aos Contratos de custo mais remuneração CONCEDIDA (CMRC).

    De acordo com o guia PMBoK, pág. 267:
    "O fornecedor é reembolsado por todos os custos legítimos, mas a maior parte da remuneração só é recebida se forem cumpridos determinados critérios de desempenho amplos e subjetivos, definidos e incorporados ao contrato. A determinação da remuneração baseia-se apenas na determinação subjetiva de desempenho do fornecedor pelo comprador e em geral não está sujeita a recursos administrativos."
  • Reforçando o comentário do colega acima, ele está certo. O erro da questão está na definição do tipo do contrato, que se trata de "Remuneração CONCEDIDA" e NÃO de "Remuneração por Incentivo". Portanto, a natureza AMPLA e SUBJETIVA dos critérios de desempenho estão corretas, porém fazem parte apenas do contrato de custos mais remuneração concedida.

  • Esse é o conceito de CMRC.

    Contratos de custo mais remuneração concedida (CMRC). O fornecedor é reembolsado por todos os custos legítimos, mas a maior parte da remuneração só é recebida se forem cumpridos determinados critérios de desempenho amplos e subjetivos, definidos e incorporados ao contrato. A determinação da remuneração baseia-se somente na determinação subjetiva de desempenho do fornecedor pelo comprador e em geral não está sujeita a recursos administrativos

  • tambem "matei" a questão pelo subjetivo

  • Reposta: ERRADO

     

    Contratos de custo mais remuneração de incentivo (CMRI)

     

    O fornecedor é reembolsado por todos os custos permitidos para a realização do trabalho e recebe uma remuneração de incentivo predeterminada se alcançar determinados objetivos de desempenho estabelecidos no contrato.

    Se os custos finais forem menores ou maiores do que os custos originais estimados, tanto o comprador quanto o fornecedor dividem as diferenças de custos, com base em uma divisão de custos prenegociada.

    Assim, se a entrega for antecipada, há bônus; e, se for atrasada, ocorre desconto no seu no seu valor acordado inicialmente. 

     

    Fonte: prof Bruno Eduardo, Gran Cursos