SóProvas


ID
3975424
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As doenças que afetam o sistema cardiovascular estão entre as principais causas de óbito no mundo. Esse preocupante cenário motivou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a estabelecer metas com a finalidade de reduzir em 25% o índice de morte por risco cardiovascular até o ano de 2025.

(Fonte: Atualização da Diretriz Brasileira e dislipidemia e prevenção da aterosclerose, 2017)

Considerando a farmacoterapia utilizada para o tratamento e controle das doenças cardiovasculares, dislipidemias e prevenção da aterosclerose, analise as afirmativas a seguir.

I - As estatinas são empregadas como terapia padrão no controle das dislipidemias e atuam por inibição da síntese do colesterol, inibindo a enzima HMG-CoA (hidroximetilglutaril-co-enzima A) redutase no fígado.
II - A Sinvastatina, quando utilizada em altas concentrações, pode desenvolver efeitos adversos, especialmente dores musculares devido ao processo de rabdomiólise.
III - Um paciente em uso de Sinvastatina deve realizar a administração desse medicamento no horário em que for mais confortável na sua rotina diária, preferencialmente pela manhã, evitando-se a falta de adesão ou omissão de dose.
IV - Para indivíduos classificados com risco cardiovascular alto, sempre que possível e tolerado, deve-se dar preferência para o uso de estatina de alta intensidade (Atorvastatina ou Rosuvastatina) ou da associação de uma estatina (Sinvastatina) e Ezetimiba.

Estão CORRETAS as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Adendo:

    A administração de estatinas, visando ao seu efeito precípuo, deve ser feita preferencialmente à noite devido à fisiologia da enzima HMG redutase, que é mais ativa entre 22-24h. No entanto, o uso matinal das estatinas também é justificado pelos efeitos chamados pleiotrópicos: diminuicao da atividade das plaquetas e do efeito trombótico, aumento da estabilidade das placas de tombo, inibição da vasoconstrição e da inflamação vascular, entre outros efeitos que culminam na proteção contra aterosclerose, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.