A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre uma técnica utilizada para gerar ideias no âmbito das organizações. Vejamos em que consiste essa técnica e em seguida poderemos assinalar uma das alternativas apresentadas.
O Brainstorming é uma das mais conhecidas técnicas de geração de ideias. É usada para promover a geração de ideias e alternativas, especialmente quando as causas de um problema ou evento são difíceis de identificar. Vale dizer que a geração de alternativas é feita sem qualquer análise crítica. Pode ocorrer de duas maneiras:
✔ Brainstorming estruturado: as pessoas do grupo sugerem uma ideia em cada sequência ou agudam até a próxima rodada, se não surgir nenhuma ideia;
✔ Brainstorming não-estrutrado: os integrantes do grupo expõem suas ideias conforme elas surgem.
Após essa breve análise, podemos assinalar como correta a alternativa "D", pois é a única que está de acordo com o que a técnica trazida pela questão.
GABARITO: D
GABARITO: LETRA D
Brainstorming é o nome dado à uma técnica grupal – ou individual – na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos.
Popularizado pelo publicitário e escritor Alex Faickney Osborn, o termo no Brasil também é conhecido como ‘Tempestade de ideias’. Tal técnica vem sendo considerada a espinha dorsal em muitas áreas, como a publicidade, o marketing, a Gestão de Processos, bem como todas as ramificações da engenharia.
O brainstorming é uma técnica usada para levantar ideias de soluções de problemas ou para criar coisas novas.
A dinâmica da reunião pode ser resumida da seguinte forma:
Explicação do problema;
Anotação das ideias por parte de cada participante;
Apresentação das ideias para o grupo;
Agrupamento das ideias;
Encerramento.
Na prática, existem muitas variações para a reunião de brainstorming. É bastante comum as equipes partirem para a exposição, em voz alta e sem filtro, de “toda ideia que passar pela cabeça”.
Princípios de Alex Osborn:
Sem críticas
Buscar volume de ideias
Combinar ideias similares
Wechsler (2002, p. 224) e Alencar (2000, p. 49) que enfocam:
Não critique: em nenhum momento as ideias geradas pela etapa de ideação podem ser criticadas ou censuradas, pois tais atitudes tendem a bloquear a linha criativa das pessoas prejudicando assim toda a seção;
Suspenda julgamentos;
Quanto mais ideias melhor: através da quantificação de ideias aumentam as chances de surgirem ideias consideradas eficazes para um determinado contexto;
Pegue carona nas ideias dos outros: significa complementar ou aperfeiçoar uma ideia trazida por outro companheiro do grupo;
Crie um ambiente de humor livre de punições: isso ajuda a remover distrações e demais problemas que cada individuo possa ter ao concentrar sua mente na geração de ideias.
MEUS RESUMOS + PROF. PERONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.